Como as mulheres podem ajudar os homens com seu temperamento

O ministério que você exerce é um desígnio de Deus

Monsenhor Jonas Abib – Foto: Arquivo Canção Nova

As mulheres podem ajudar os homens com seu temperamento

Hoje quero falar para vocês sobre o trabalho que Áquila e Priscila fizeram na vida de Paulo. Áquila, Priscila e Paulo tinham a mesma profissão. Teciam panos para fazer tendas. Paulo foi morar com os dois, que eram casados. Ele foi sendo moldado em seu gênio duro, principalmente por Priscila, que é delicada.

O que vemos nos inícios dos escritos de Paulo, é um temperamento forte. Nos escritos finais não vemos mais. O que era próprio de Jesus fazer, Ele fez, mas aquilo que é próprio dos homens, Deus deu-lhes a oportunidade que fosse feito através deles.

Falo para as mulheres: precisam ser como Priscilas: suaves, delicadas. Não se deixem vencer pelos pensamentos contrários. Não se deixem levar por um temperamento feminino errôneo, que tenta se igualar aos homens no temperamento. Coopere com o Senhor no seu temperamento. É uma necessidade.

Deus quer que as mulheres adocem aos homens com seu temperamento

O mundo foi fazendo de nós, homens, “amachados”, embrutecidos. Deus quer que as mulheres nos adocem com seu temperamento. Para isto você precisa ser muito de Jesus, senão, não vai aguentar.

Mulher, seja inteiramente de Jesus e trabalhe com os homens que Deus colocou em sua vida. Seja Priscila – mesmo não tendo este nome – para os homens de sua casa.

O inimigo quer roubar nossos jovens de nossas casas. É só ver os “funkões” com tudo de pernicioso que ele traz na pornografia. O inimigo está roubando os nossos marmanjões, maridos que estão se perdendo por muitos caminhos.

Deus quer se utilizar de você, mulher, para que os homens de sua família não se percam. Não entregue os pontos, rogue a Deus com brados, de joelhos no chão se for preciso. Tenho certeza de que você não quer perder seus filhos, nem seu marido.

Além da salvação, você não pode perder seu marido e seus filhos. Quantos dos maridos, dos jovens e adolescentes estão se perdendo na cervejada durante a semana e nos fins de semana também. Às vezes parece que não faz muito efeito, mas quanto efeito isso faz. É preciso salvá-los.

Quantos se tornaram alcoólatras

Quantos estão se perdendo no alcoolismo. Pensa-se que uma cerveja ou um chopp não vai levar ao alcoolismo, mas quantos começaram assim e hoje são alcoólatras?! Se você ainda tem o célebre barzinho em sua casa, acabe com ele. Em minha casa barzinho não! Sabe por quê? Ele é um altar ao alcoolismo. Assim como os judeus destruíam os altares dos deuses, acabe com o barzinho da sua casa. Ele é o altar do inimigo que tem acabado com muita gente.

Todos nós, homens e mulheres, precisamos mudar nosso gênio, nosso temperamento. Deixe-se transformar, não perca esta graça. Deixe todo marxismo de lado e se deixe moldar pela esposa que Deus lhe deu. O senhor não te deu uma esposa só para a cama, ele te deu uma esposa que será uma mestra para você. Deixe-se transformar. Ser dócil à sua esposa não é perder para ela, pelo contrário, você estará ganhando. Ter um gênio estúpido só vai estragar seu casamento.

Se você é levado pelo alcoolismo, quantas coisas ruins acontecem porque você bebeu e continua bebendo. Seja homem com H maiúsculo, aliás, com todas as letras, sendo dócil à sua esposa e se deixe moldar por ela. Se Paulo, que era Paulo, deixou-se moldar por Priscila, você também: deixe-se moldar pela Priscila que Deus colocou em sua vida.

Queira ser um homem novo, transformado, totalmente transformado. Seja dócil e se deixe transformar. Deus colocou “Priscilas” em nossas vidas, elas agem no nome e no poder do Espírito Santo.

Os frutos do Espírito

“O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra essas coisas não há Lei” (Gálatas 5, 22). O mais interessante que Paulo não coloca no plural, ele coloca no singular para dizer que o fruto do Espírito é o amor, os outros são desdobramentos do primeiro.

O Espírito Santo quer trazer para sua vida o fruto da alegria. Precisamos ser alegres. Há muitos infortúnios, muitas dificuldades que parecem insuperáveis. Mas ainda assim, porque o Espírito de Deus está em nós, podemos viver alegres. Queira ser alegre e viver o fruto da alegria.

Outro fruto do Espírito é a paz. Mas não vivemos em paz, vivemos preocupados, ocupados com mil coisas. Deus quer que vivamos na paz.

Paciência também é fruto do Espírito. Quando há paciência brota daí alegria e paz, e outro fruto maravilhoso que é a delicadeza. Ser delicado não é ser afeminado. Tanto homens quanto mulheres precisam viver a delicadeza.

Bondade também é fruto do Espírito. Irmãos, abramo-nos à bondade, sejamos bons, muito bons, cada dia melhores. Queira a bondade do Espírito.

Como é necessário fidelidade. Precisamos ser fiéis, não apenas no casamento, mas com todos. Como está faltando fidelidade. Não queira o horror da infidelidade.

Fruto lindo do Espírito é a mansidão. Veja que belo nosso Papa Francisco e João Paulo II. São João Paulo II, um homem daquele tamanho, é um exemplo de mansidão. Papa Francisco, que mansidão, veja as verdadeiras punhaladas pelas costas que ele tem enfrentado e continua manso, não perde a serenidade.

Nada te perturbe, nada te amedronte… A quem tem Deus nada falta, só Deus basta! Essa poesia é de Santa Tereza, a parte mais bonita é o final. A quem tem Deus, nada falta, só Ele basta. É comovente: só Deus basta. Este é o segredo do Papa Francisco, de São João Paulo II e do Padre Jonas. Você pensa que eu não tive problemas e que não tenho?

O Centro de Evangelização era apenas um grotão, que descia um riachinho sujo com elementos químicos que vinham da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Eu andava todos os dias rezando em volta de onde hoje são as arquibancadas e, assim, se concretizou tudo o que hoje podemos ver.

Tive e tenho problemas, espero continuar tendo, mas uma coisa é mais forte: “A quem tem Deus, nada falta, só Deus basta”.

Transcrição e adaptação: Rogéria Nair

Adquira esta pregação pelo telefone: (12) 3186 – 2600

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.