Como lidar com o dinheiro e a ostentação

Você não precisa de luxo nem de ostentação para viver bem 

Ninguém pode servir a dois senhores: ou odiará a um e amará a outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (São Mateus 6,24). 

Não se pode andar para a esquerda e para a direita ao mesmo tempo. Ninguém pode ir para frente e para trás no mesmo instante. Costuma-se brincar dizendo que ninguém consegue assobiar e chupar cana ao mesmo tempo. Ou faz uma coisa ou faz outra. Assim, não podeis servir a Deus e ao dinheiro”.

Jesus nos diz isso para nos libertar e explica o porquê: “Ninguém pode servir a dois senhores: ou odiará a um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro”. Estamos acostumados com nossas desculpas: “Não estou servindo ao dinheiro. Procuro ter dinheiro, ganhar a vida e progredir. Qualquer pessoa precisa progredir, pensar na vida, nos filhos, no futuro. Preciso garantir o que já tenho””. Nunca consideramos estar servindo ao dinheiro, ou seja, vivendo em função das riquezas.

Aqui, “servir” está nos sentido de viver em função dele [dinheiro]. Ou você vive em função de Deus e de Seu Reino ou vive em função do dinheiro.

A Bíblia da Ave-Maria tem uma nota declarando que riqueza, neste contexto, significa literalmente “mamon, ou seja, ”um deus pagão, o deus do dinheiro, o deus do luxo, da pompa, que se apresentava cheio de luxo e riquezas. Jesus diz: “Você não pode servir a Deus e a Mamon. Servir ao Deus Vivo e Verdadeiro e ao deus do dinheiro. Isso não é possível!” Você não pode viver em função de Deus e de Seu Reino e, ao mesmo tempo, em função das riquezas deste mundo e da ostentação.

Você precisa se acostumar a viver com simplicidade. Não é uma questão de ter muito ou pouco: é um questão de coração. É no coração que tudo acontece: ou você é simples, pobre, humilde e “esvaziado”, está contente com aquilo que tem e busca as coisas simples, ou é apegado, egoísta, ganancioso, cheio de cobiça, quer ter mais, adquirir e possuir mais. É uma questão de coração.

comolidarcomodinheiroeaostentação
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

:. É possível viver da providência

Aonde seu coração o está levando? A ter mais, a conquistar, a ganhar e a possuir mais? Ou seu coração o está levando a viver na simplicidade, na pobreza, contentando-se com aquilo que tem?

Conforme sua resposta eu direi: você está servindo a Deus ou está servindo a Mamon, o rei da riqueza? Não dá para escapar. Ninguém fica no meio-termo. Ou você se inclina para um lado ou se inclina para outro. Jesus diz que se sua vida está orientada para a riqueza, você não pode estar orientado para Deus. Você não pode servir a Deus e ao dinheiro. Ou você vai para um lado ou vai para o outro. Ou você caminha para a direita ou para a esquerda. Não é possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

Isso quer dizer que para ser verdadeiramente cristão e viver o Evangelho de Jesus, você tem de cultivar em si a pobreza, a simplicidade, o despojamento e contentar-se com aquilo que tem. É lógico que o Pai quer que Seu filho viva com dignidade, tenha o alimento de cada dia, mas não precisa de luxo, de comidas caríssimas, refinadas, principalmente não precisa andar esbanjando. O Pai quer que você se vista com simplicidade e bom gosto; você não precisa de luxo, de se sobrepor aos demais com suas roupas.

Infelizmente, a tentação trouxe aquilo que São João, em sua carta, chama de concupiscência da carne, dos olhos e soberba da vida. Temos tudo isso: concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e soberba da vida. Você vê mais e quer ser mais do que os outros.

Você não precisa seguir a loucura do mundo, estar sempre na moda, hoje, amanhã e depois de amanhã… Não precisa de nada disso. é possível ter muito bom gosto e ser simples. O Senhor quer que Seus filhos tenham trabalho, ganhem o pão com o suor de seu rosto, que tenham sua casa com móveis, com o necessário. Contudo, você não precisa de luxo nem ostentação. O Pai quer que Seus filhos trabalhem, mas não quer que vivam em função do trabalho e do “ganhar mais”.

O que Jesus nos diz é muito sério! E justamente por isso deve ser encarado com seriedade: ninguém pode servir a dois senhores. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”.

Para que lado está caminhando sua vida?

(Trecho do livro “’O Pão da Palavra’– volume 2” de monsenhor Jonas Abib)

Adquira o lançamentos:

:.Retiro da Boa Morte

:. Desperta tu que dormes

:. O abraço do Pai

:. Edição ‘Combatentes’

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.