Convertidos como Saulo

Na perseguição aos cristãos quanto na conversão, Saulo quis ser fiel a Deus

 

800x300-ImagemDestacada

Créditos: Arquivo Canção Nova

“Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho” (Mc 16,15). Anunciar o Evangelho é fazer uma transformação na vida das pessoas. Foi por isso que Jesus quis converter Saulo, um fariseu que perseguia os cristãos, não porque este era mau, mas porque era fiel àquilo que os fariseus pregavam e viviam, pois eram conservadores da lei.

Quando Saulo percebeu que a doutrina de Jesus estava se espalhando e que as pessoas estavam se transformando, sendo batizadas, ele acreditou que o judaísmo estivesse correndo risco, pois pensava que este povo estava sendo enganado. Saulo era tão fiel aos profetas e à sua história que se pôs a perseguir os cristãos, por fidelidade ao judaísmo. Havia nele um coração que amava Deus, mas por um caminho errado. Era um homem disposto a entregar a própria vida por aquilo que acreditava. Por isso, o próprio Senhor resolve convertê-lo. E aparece para ele em Damasco, fazendo com que caia e fique cego. Saulo, ainda no chão, pergunta: “Senhor, quem sois?” E Jesus responde a ele: “Eu sou aquele a quem persegues”.

Jesus tem nos falado muito do endurecimento dos corações. Foi isso o que havia acontecido com Saulo, que, diante da luz de Cristo, ficou cego e passou três dias assim. Então, o Senhor aparece a Ananias e lhe dá a missão de ir até a casa de Saulo e orar para que este seja curado da cegueira e batizado no Espírito Santo. Jesus Cristo fez de Saulo um homem escolhido, e que teria de sofrer pela causa d’Ele e pelo Evangelho. Ananias obedece ao Senhor e, correndo todo o risco, encontra Saulo no leito, cego, sem forças para comer, sentindo-se humilhado com toda aquela situação, pois tinha dedicado toda a vida ao judaísmo e, naquele momento, via que Jesus queria transformá-la inteiramente.

Ananias diz a Saulo que Jesus havia mandado-o para que este fosse curado da cegueira e se tornasse cheio do Espírito Santo. A seguir, impõe as mãos sobre ele e ora por ele. A partir daquele momento, Saulo, que passa a se chamar Paulo, assume esta nova realidade. Já convertido, ele vai à sinagoga provar, pelas próprias Sagradas Escrituras, que Jesus era o Messias por quem eles esperavam. Aquilo confunde os próprios judeus e também os cristãos.

A conversão de Saulo é muito importante para nós, porque nós também precisamos desta conversão. Nós já recebemos a graça do Espírito Santo do próprio Jesus, no batismo, mas quanta gente abandonou esta primeira conversão, este primeiro fervor e se tornou uma pessoa comum, esfriou-se e seu coração ficou endurecido? Até mesmo a sua família e tanta gente da sua rua, do seu bairro, estão precisando receber, com toda humildade, a imposição das mãos, a efusão do Espírito Santo, para que sejam reinflamados e possuídos por Ele, e, assim, transformados para levar o Evangelho até os confins da terra.

O mundo, que está dentro de você, está precisando de conversão. É como o “grande mundo” que precisa do anúncio do Espírito Santo para se converter.

Que hoje seja um dia de conversão, de mudança! É preciso que isso aconteça para muitas pessoas que moram neste pequeno mundo, que é a sua casa. Temos de levar o Evangelho para este mundo que precisa tanto do derramamento do Espírito Santo.

Vem, Espírito Santo!

 

 

Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.