A graça de ouvir a Deus

Ouvir a Deus se faz com o coração

 

A graça de ouvir a Deus

Créditos: Daniel Mafra/Canção Nova

“Fala-me, Senhor, que o teu servo escuta” (1Sm 3,10). Estamos no início do livro de Samuel. Ana concebeu e deu à luz o menino. No ano seguinte, ela levou o filho, Samuel, para o sacerdote Heli a fim de oferecê-lo a Deus, entregando-o para que ele servisse ao Senhor desde sua primeira infância. Por isso vimos Samuel dormindo no templo.

 

Os olhos de Heli já não conseguiam enxergar, não apenas porque ele estava ficando velho, mas porque seus dois filhos se aproveitavam da situação dele para administrar o templo e tudo o que acontecia ao redor para o próprio prazer e vantagens deles. Se os filhos do sacerdote faziam isso, imagine os outros. Heli via tudo aquilo, mas não tinha coragem de repreendê-los, de mudar a situação deles e dos outros que rodeavam o altar. Por isso, a expressão: “Os olhos de Heli estavam se apagando”.

 

Meus irmãos, temos aqui um retrato do mundo, da situação religiosa do povo de hoje. O que está escrito a respeito dos filhos do sacerdote Heli, está acontecendo também na Igreja. Veja quantos estão aproveitando-se do Evangelho, criando “igrejas” por aí, não com o objetivo de evangelizar, mas para as próprias vontades. As duas coisas acontecendo: os aproveitadores e a posição daqueles que têm autoridade, mas que não estão tomando nenhuma iniciativa, não estão entrando em ação para mudar essa situação. Essa Palavra de hoje é, mais do que nunca, atual.

 

Precisamos ter ouvidos abertos, atentos para ouvir Deus, porque as coisas não vão mudar se nós não tivermos coragem de enfrentar as situações e mudá-las; se não pararmos para ouvir ao Senhor, como aconteceu com Samuel, que estava dormindo no templo do Senhor, onde estava a Arca da Aliança, o lugar onde há a presença viva de Deus. Mas, como ele era muito jovem, não foi capaz de perceber que era o próprio Senhor quem o chamava. Por causa da situação do povo, a Palavra do Senhor era rara e as visões não eram frequentes naquele tempo.

 

Heli percebeu, então, que o Senhor queria falar com o menino Samuel, dar-lhe instruções; por isso ele pediu para que o garoto dissesse: “Fala, Senhor, que eu te escuto”.

 

Precisamos ter a graça de aprender a ouvir Deus, porque isso é um aprendizado. Não que o Senhor fale com uma voz audível, mas o faz em nosso interior, no nosso coração. Só assim teremos a coragem de mudar as coisas, primeiro neste templo que somos nós. Há desordens em seu templo que precisam ser corrigidas urgentemente. Ninguém pode levantar o dedo para os outros, porque a desordem começa em cada um de nós. Há também coisas que precisam mudar na sua casa e muitas delas você não sabe como realizar isso.

 

É preciso aprender a ouvir o Senhor para – na orientação d’Ele – receber a coragem para enfrentar as coisas e renová-las. É preciso ouvir o Senhor como fez Jesus naquela madrugada, após ter passado a tarde curando a sogra de Pedro. Quando Ele fez esse milagre, o povo foi todo para a porta da casa do apóstolo e o Senhor fez inúmeros milagres naquela tarde e no decorrer da noite. Na madrugada seguinte, Ele estava com o Pai para ouvi-Lo, para falar com Ele.

 

Quando os apóstolos chegaram para levar Jesus novamente à casa de Pedro, porque muitos O esperavam, Ele disse que não iria, porque iriam para outra cidade. O Senhor não queria o sucesso, queria apenas cumprir a vontade de Deus, anunciando a Boa Nova. Os que vieram naquele dia, puderam ver os milagres que Ele havia realizado. A pregação da Palavra, a evangelização, as curas. Jesus vai à frente para outros lugares, realizar sua missão.

 

Você e eu precisamos ouvir a Palavra de Deus, mas, muitas vezes, é de madrugada ou bem de noite que faremos isso, quando todos forem dormir. Só aí teremos tempo e ambiente para aprendermos a ouvi-Lo, a falar com Ele e a entrarmos em ação.

 

Peça do fundo do seu coração: “Fala-me, Senhor, que teu servo escuta”.

 

 

Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.