Nascemos para evangelizar

Transcrição da homilia do fundador da Comunidade Canção Nova, padre Jonas Abib

Estamos no mês de agosto, mês . Durante este mês, escolhemos esta Quinta-feira de Adoração para apresentar a vocação da Canção Nova, que é uma possibilidade que Deus dá a muita gente. Muitos já vivem nela, mas o mais bonito é que Deus não nos quis apenas Comunidade de Vida e Aliança, Ele fez de nós uma grande família e agregou muitos a ela.

No dia de hoje, estamos falando a toda família Canção Nova e também àqueles que ainda não o são: moças, jovens, solteiros e casados. Deus sempre suscita carismas e missões para atender às necessidades urgentes do seu tempo. O Senhor tem feito isso com as Novas Comunidades, nas quais, de um modo novo, as pessoas consagram a própria vida à evangelização, sem precisar ir para um mosteiro.

Lembro-me de que, em 1976, o então bispo da diocese de Lorena (SP), dom Antônio Afonso de Miranda, chamou-me em seu escritório tendo nas mãos a Encíclica de Paulo VI – “Evangelho Anunciante” – e disse-me que aquele documento era muito importante e que nós precisávamos colocá-lo em prática, porque os batizados não eram evangelizados. As palavras do bispo caíram em meu coração e percebi que elas eram inspiradas. Logo, ele acrescentou: “Como o senhor trabalha com jovens, comece por eles, porque é mais fácil”. Claro que ele sabia que os adultos também estavam dispostos a trabalhar para a Igreja, mas estes estavam também mais compromissados com o trabalho e a família deles. Já os jovens eram ainda “matéria-prima”. Eu disse a dom Antônio que ainda não sabia o que fazer, que pensaria e depois lhe daria uma resposta.

O bispo apontou, para mim, o número quarenta e quatro do “Evangelho Anunciante”, que falava, justamente, da questão dos batizados não serem consagrados. Ele propunha um catecumenato, ou seja, uma catequese para aqueles que eram pagãos, pois a Igreja estava o propondo [catecumenato] para os batizados, pois eles não eram evangelizados. Então, eu fiz encontros com os jovens, que demoraram dois anos, cujo nome era catecumenato. Depois desse tempo, aqueles jovens realizavam o que o documento dizia. Vi que eles conheceram, profundamente, Jesus Cristo e tinham um desejo imenso de entregar-se ao Senhor. Propus-lhes, então, que largassem tudo e vivessem em comunidade comigo. Assim, graças a Deus, no dia 2 de fevereiro de 1978, começávamos a Comunidade Canção Nova.
O que Deus queria de nós? Ele queria atender a esta grande e urgente necessidade, dos tempos de hoje, que é a evangelização. Este ano, tivemos no Santuário Nacional de Aparecida a “V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe”. A insistência de nossos bispos foi, justamente, para que nós da América Latina evangelizássemos com novo ardor, com novos métodos, com tudo aquilo que Deus está suscitando para nós.

Nos dois primeiros anos em que começamos nossa comunidade, perguntávamo-nos o que Deus queria a mais para nós além do que já fazíamos. O Senhor nos respondeu com gestos concretos. Ganhamos um gravador de rolo, tivemos de comprar um aparelho novo, mas eu não sabia o que faríamos com ele, pois era profissional. Porém, Deus foi-nos encaminhando de tal maneira, que começamos a fazer um programa na Rádio Mantiqueira de Cruzeiro (SP). Logo, a perdemos, mas outras três portas se abriram para nós nas rádios de Lorena (SP), Cachoeira Paulista (SP) e outra em Passa Quatro (MG).

De maneira maravilhosa, Deus acabou fazendo com que a rádio de Cachoeira Paulista (SP) se tornasse nossa. Mas ela tinha aparelhagens muito antigas, então, o Governo nos pediu para que trocássemos os retransmissores e as torres. Foi maravilhoso, o Senhor nos mostrou que era isso mesmo o que Ele queria de nós. Ele nos deu a possibilidade de comprarmos,
pagarmos e restaurarmos a rádio. Ela foi aumentando de potência, depois ganhamos uma primeira onda curta e depois outras. Deus nos foi mostrando que queria que evangelizássemos através dos meios de comunicação.

Além dos meios, Deus também nos dava as pessoas. Jovens começaram a vir para a comunidade. Foi por intermédio deles, que foram chamados por Deus, que pudemos realizar o nosso trabalho. No ano de 1989, o Senhor nos abriu as portas da televisão. O Eto estava encorajado para isso, mas eu tinha medo porque sabia como era difícil fazer aquele trabalho, principalmente porque o faríamos sem propagandas comerciais.

Foi na celebração da Santa Missa de Natal que eu me abri a isso e pedi a Santa Clara que tivéssemos a televisão. Então, no dia 8 de dezembro daquele ano, nós começamos também com uma “pequena televisão”, e você viu como tudo cresceu. Hoje, nós atendemos todo o Brasil e além Brasil com Rádio, Televisão e também com esse meio moderno que é a Internet e tudo o mais o que a informática está nos apresentando.

Deus nos queria nos meios de comunicação, evangelizando. Meus irmãos, a nossa missão não é apenas fazer Televisão, Rádio, Internet, nossa principal missão é evangelizar.

O Papa Paulo VI disse que os meios de comunicação precisam ser usados pela Igreja, senão, ela vai ser culpada diante do seu Salvador, porque esses meios levam até quase ao infinito as possibilidades de levar a Palavra de Deus aos mais longínquos rincões.

Essa é a graça que a Canção Nova recebeu, mas o mais importante é que Deus nos chamou para sermos pessoas consagradas. Dedicamos nossas vidas para servir a Deus e para sermos cada vez mais transformados por Ele.

É providencial termos, hoje, o dia da Festa de Santa Rosa de Lima, padroeira da América Latina. O Evangelho nos presenteou no dia de hoje porque nos fala da pérola preciosa escondida que é Jesus. A América Latina precisa encontrar este “Tesouro” escondido, mas, para isso, precisa-se de pessoas que levem a eles o anúncio de Jesus e evangelizem. Aí está a nossa missão. Sabemos de todos os problemas sócio-políticos dos vários países da América Latina. Estamos passando por um momento muito delicado também no Brasil. Vocês vêem o “mar de corrupção”. É todo um sistema que está se impondo no Continente Latino-americano. E, sorrateiramente, essa região, que é de Deus, está correndo riscos. A solução é partir para Deus.

Você não quer entregar sua vida a Deus, consagrar sua vida a Ele na evangelização, na Canção Nova? Deus suscitou Novas Comunidades, as vocações são muitas, e uma delas é a Canção Nova. Deixe-me dizer-lhes, sem falsa modéstia, que a Canção Nova é uma ótima escolha. Deus foi generoso conosco. Claro, é preciso ser chamado por Ele, ser vocacionado. Não é pela nossa vontade, nós temos de provar nossas vocações; é por isso que temos os encontros dos candidatos. É uma maneira nova, linda, de consagrar a própria vida a Deus. Minha vida mudou muito porque o Senhor me pôs na Comunidade Canção Nova. Sou grato a Ele e agradeço à imensa família Canção Nova, que faz com que essa vocação continue na Igreja e já tem 30 anos a completar.

Só posso dizer: “Obrigado, Senhor, por tudo aquilo que o Senhor fez, especialmente pelas pessoas que o Senhor mandou. O Senhor é quem dirige esta obra e ainda vai mandar muitas outras pessoas. Muitas pessoas vão ser tocadas para que assumam a própria vocação. Obrigado, porque a Canção Nova é, verdadeiramente, uma obra de Deus”.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.