O natal cria a novidade em nós

Não somente pelas luzes, o natal cria dentro de nós a esperança

 

Monsenhor Jonas preside Missa pelo seu aniversário de 79 anos

Monsenhor Jonas Abib – Créditos: Arquivo Canção Nova

“Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo o Senhor” (Salmo 95).

A Igreja quer que você celebre o Natal hoje, do jeito que você está. Deus quer que o Natal comece em sua família, na situação real em que vocês vivem hoje.

Jesus veio como uma criancinha, com uma imagem frágil. Não deixou de ser Deus por isso, mas assumiu toda a nossa fragilidade. Da segunda vez, Ele virá com toda a sua glória e será um júbilo só, uma alegria total.

Os pastores foram os primeiros a receber esta grande notícia. Eles eram nômades e procuravam sempre locais onde houvesse água para as ovelhas. Esses animais são muito sensíveis e precisam ser defendidos, pois se escutam algum barulho, ficam com medo e não dormem à noite. Por tudo isso, os pastores precisam dormir junto com elas.

Justamente para os pastores, cansados como estavam, Deus enviou anjos para anunciar esta notícia. É para você, meu irmão, que o Senhor anuncia hoje: “”Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”” (Lc 2, 10-12).

Tudo é presente para Deus e Ele faz questão de que as celebrações – durante os tempos litúrgicos na Igreja – se tornem realidade. Toda a dureza da Semana Santa, assim como a alegria da Páscoa, o fervor de Pentecostes. Jesus quer nascer em nosso coração, em nossa casa para nos dar nova vida e isso não é poesia.

Quantos estão inquietos por falta de dinheiro, por não poderem dar no Natal o que sua família gostaria de ter. Também para você, que hoje sofre dores da alma, o próprio Senhor lhe anuncia esta grande notícia: ““Hoje nasceu para você um Salvador, que é Cristo o Senhor””.

Numa celebração de Natal, o próprio clima muda. Não somente pela decoração das cidades ou por causa das luzes. Mas o clima é realmente diferente, cria em nossos corações uma situação nova. O nosso coração “amolece”, enche de ternura.

Quanta gente cheia de ódio, com sentimentos de vingança e de ódio. Mas veja: pelo poder da Palavra de Deus, você pode notar que seu coração está mudando.
Você conhece muito bem a oração de São Francisco. Tudo aquilo que é mau, que partiu do ódio se transforme em amor, em verdade. Queira viver na graça própria do Natal. É Natal, meu irmão, abra os pulmões e respire esta graça natalina. Deus quer conceder a você a graça própria deste tempo, para tirá-lo da situação em que você está. Tudo começa pelo coração.

Talvez você esteja na pior, vivendo uma vida de pecado e de vícios, por isso, eu preciso lhe dizer: o Natal é para você também! O Senhor diz a você que se sente indigno: “Basta que eu lhe diga uma palavra para que você seja salvo”.

Faça como o filho pródigo, não espere antes mudar a sua vida para voltar.

Nicodemos foi buscar Jesus durante a noite, pois era um dos grandes em Israel. Mas quando todos queriam matar o Senhor, ele percebeu que Cristo era diferente.

Muita gente diz “se eu pudesse começar de novo”. Meus irmãos, isto é possível! É o nascer de novo que Jesus falou a Nicodemos.

Muitos que foram ativos na Igreja hoje estavam precisando escutar tudo isso. E eu fui apenas o alto- falante. Volte e renasça. Não deixe para amanhã, nem mesmo para daqui a pouco. Faça isto agora, abra seu coração para a graça do Natal, que é o próprio Salvador.

Alguns precisam de uma verdadeira ressurreição. Outros estavam apenas perdidos e foram reencontrados. Volte, volte já! Você é filho e Ele quer lhe devolver tudo.

 

 

Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.