A receita para a santidade é o amor

O amor nos leva à santidade, e a santidade ao amor

A vontade de Deus é que sejamos santos. Ele mesmo nos revela: “Porque eu sou o Senhor vosso Deus. Santificai-vos e sede santos, porque eu sou santo” (Lv 11,44). A fim de  santificar-nos, Deus expõe, de maneira muito prática, como devemos agir: a vontade de Deus é que sejamos santos.

A receita para a santidade é o amor

Ele mesmo nos revela: “Porque eu sou o Senhor vosso Deus. Santificai-vos e sede santos, porque eu sou santo” (Lv 11,44). A fim de santificar-nos, Deus expõe, de maneira muito prática, como devemos agir: Quando um doutor da lei perguntou a Jesus a respeito do maior mandamento, Ele utilizou um trecho do livro de Deuteronômio para responder-lhe: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças” (Dt 6,5).

Acrescentou ainda: “Amarás teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22,39). A receita para a santidade é o amor que se realiza por meio de atitudes concretas. Além de nos mostrar que este é o caminho para a santidade e que o amor se faz mediante atitudes concretas, Jesus nos diz que seremos julgados pelo amor.

Ele afirma: o que fazemos ou deixamos de fazer em gestos concretos de amor é a Ele que o fazemos ou não. Nesse julgamento, receberemos o prêmio ou o castigo máximo. Ele quer nossa santidade. Por isso, dá-nos uma ordem: “Sede santos, porque Eu sou santo”.

Essa não é uma simples recomendação, mas uma ordem! Sabemos que o segredo para ser santo é amar o próximo com gestos concretos. Sabemos também que a primeira regra, para ser discípulo de Jesus, é renunciar a si mesmo. Nos dias de hoje, existe uma distorção da Palavra de Deus no que diz respeito ao mandamento “Amarás teu próximo como a ti mesmo”.

Fala-se e repete-se que é preciso primeiro amar a si mesmo, pois não é possível amar ao próximo se não amarmos a nós mesmos. Infelizmente, o demônio introduziu em nós o veneno do egoísmo e, pior ainda, do egocentrismo.

Ele quer nos levar a centralizar tudo em nós mesmos e nos convencer de que, em primeiro lugar e acima de tudo, é preciso amar a si mesmo.

Jesus nos diz: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, e não “amarás a ti mesmo”. Repito: Ele não disse “Amarás a ti mesmo”. Ele disse “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.