Só o Senhor pode transformar joio em trigo!

Jesus falou da boa semente e nos falou também do joio. Ele disse que o Reino de Deus é como um terreno no qual foi plantada a semente de trigo, mas também a do joio. Dessa forma, o Senhor lhes propôs outra parábola: “Sucede com o Reino dos céus o mesmo que a um homem que semeou boa semente em seu campo. Enquanto as pessoas dormiam, veio o seu inimigo; semeou o joio por cima, bem no meio do trigo, e foi embora. Quando a erva cresceu e deu espigas, então apareceu também o joio. Os servos do dono da casa vieram dizer-lhe: ‘Senhor, não foi boa semente que semeaste no teu campo? Donde vem então que haja nele joio?’ Ele lhes disse: ‘Foi um inimigo que fez isso’ Os servos lhe disseram: ‘Então, queres que nós vamos tirá-lo? ‘Não’, disse ele, não aconteça que, tirando o joio, arranqueis o trigo com ele. Deixai que ambos cresçam até a ceifa, e na época da ceifa direi aos ceifeiros: ”Apanhai primeiro o joio e amarrai-o em feixes para queimá-lo; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro’ ” (Mateus 13,24-30).

O próprio Senhor explicou a Parábola do Joio: “Então, deixando as multidões, Jesus foi para casa, e seus discípulos aproximaram-se dele e lhe disseram: ‘Explica-nos a parábola do joio no campo’. Ele lhes respondeu: ‘O que semeia a boa semente é o filho do Homem; o campo é o mundo; a boa semente é o Filho do Homem; o campo é o mundo; a boa semente são os súditos do Reino; o joio são súditos do Maligno; o inimigo que o semeou é o diabo; a ceifa é o fim do mundo; os ceifeiros são os anjos. Assim como se junta o joio para queimá-lo ao fogo, assim acontecerá no fim do mundo; os ceifeiros são anjos. Assim como se junta o joio para queimá-lo ao fogo, assim acontecerá no fim do mundo: o Filho do Homem enviará seus anjos; eles apanharão, a fim de jogar para fora de seu Reino do seu Reino, todas as causas de queda e todos os que cometem a iniquidade, e eles os lançarão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como sol, no Reino do seu Pai. Quem tiver ouvido, ouça!’” (Mateus 13,36-43).

O que semeia a boa semente é o Filho do Homem. O campo em que foi semeado o trigo e o joio é o mundo. A boa semente são os filhos do Reino de Deus. O joio são os filhos do maligno. Neste mundo são semeados a boa semente e o joio. Os filhos do Reino, mas também os filhos do maligno. Ninguém foge dessa realidade.

Quem é o inimigo que plantou o joio no meio do trigo? Cristo explica: “O inimigo que o semeou é o diabo; a ceifa é o fim do mundo; os ceifadores são os anjos”. E o Senhor prossegue: “Assim como se junta o joio para queimá-lo ao fogo, assim acontecerá no fim do mundo”.

Jesus está nos dizendo: agora, neste tempo presente, existe trigo e joio. Ele não está dizendo que pode ser que aconteça! Jesus diz que neste nosso mundo é assim. O joio está misturado com o trigo: os maus estão misturados com os filhos do Reino. Tão misturados que não dá para arrancar o joio sem que se arranque também o trigo também. E mais: não apenas estão misturados, mas se confundem. O joio é parecidíssimo com o trigo. Somente quem tem prática sabe distingui-los. Depois que crescem é que se vê claramente quais são as espigas dos trigos e quais as espigas vazias de joio. Enquanto estão crescendo, não dá para perceber. Somente quando viram o fruto é que os ceifadores puderam perceber e foram contar ao Pai de família.

Neste mundo será assim: Os maus vão se confundir com os bons e os filhos do maligno vão se confundir com os filhos de Deus, os filhos do Reino. Você só será capaz de distinguir quando os frutos aparecerem. Jesus vem lhe dizer: “É preciso que você viva com paciência, suportando essa situação. No fim, só no fim, é que o Pai vai separar o joio do trigo”.

O próprio Cristo falou com muita clareza: “O Filho do Homem enviará os anjos que retirarão do Seu Reino todos os escandalosos e todos os que fazem o mal, e os lançarão na fornalha ardente, onde haverá ranger de dentes. Mas no Reino de Seu Pai os justos resplandecerão como o sol”.

Achamos que, na Igreja, tudo deveria ser “bonitinho”, “arranjadinho”, que não houvesse maus, que não acontecessem escândalos. Mas é justamente o contrário. Jesus não está falando dos maus que não acreditam em Deus, que não aceitam o Evangelho. Ele está falando de pessoas muito próximas a você, que convivem com você na Igreja, que vão aos grupos de oração, que participam com você dos encontros, que fazem palestras e dão testemunhos, que fazem lindas orações e possuem dons…

Em nosso meio existem aqueles que são trigo e somente trigo e aqueles que são joio. Você não tem capacidade de distinguir. O importante é que cada um seja trigo. Lute para ser trigo e somente trigo. É uma questão de autenticidade. O que é trigo é trigo! O que não é trigo não é trigo, é joio. A questão não é de aparência. Aparência o joio também tem. Ele parece mais lindo que o trigo. O joio é vazio: cresce mais, se mostra mais. A questão é de autenticidade e você precisa buscá-la no Senhor, na Palavra de Deus, no Espírito Santo. Você precisa ser trigo!

O mais lindo é que aquele que é joio pode se tornar trigo. Bendito seja o Senhor! Enquanto este mundo for mundo, é possível esta transformação: o joio pode tornar-se trigo. Só o Senhor pode fazer com que isso aconteça. É por isso que Ele vai se delongando e deixando que o tempo passe, para que aquele que é joio se torne trigo. O Senhor quer converter a todos. Se em sua vida ainda há muito joio é tempo de se deixar transformar pelo Senhor. Você não pode ficar apontando o dedo para os outros e dizer: “Este é o joio; aquele é joio”. Não, pois ainda é tempo de serem convertidos.

Também quanto a você, não desanime. Em sua vida, você pode encontrar muito joio. Infelizmente, seus pensamentos, sua ideias, suas palavras, suas atitudes não têm sido sempre do Reino de Deus. O Senhor quer transformá-lo, e enquanto é tempo. Deixe-se transformar, pois no final, quando chegar a hora da colheita, não haverá mais tempo. O que for trigo será colhido e levado para os celeiros do Senhor. Mas aquele que for joio será recolhido em feixes e jogado ao fogo.

O Senhor nos diz: “Agora somos uma Igreja santa e pecadora; mas é tempo de você fazer com que o pecado seja exterminado de sua vida. Agora você é joio e trigo, mas é tempo de esgotar o joio e ser unicamente trigo. Somente o trigo será recolhido nos celeiros”.

(Trecho do livro “O Pão da Palavra – volume 2” de monsenhor Jonas Abib)

.: Conteúdo acessível também pelo

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.