Renovação

“Os nossos grupos de oração podem ser ‘fábricas de milagres’, diz monsenhor Jonas

Monsenhor Jonas preside Missa no encerramento do encontro da Renovação Carismática

Elcka Torres
Da redação

O fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, presidiu a Santa Missa no último dia do Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios (ENF) de 2016. O evento teve como tema “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36) e aconteceu de 27 a 31 de janeiro, no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP).

Monsenhor Joanas Abib/ Foto: Daniel Mafra CN

Monsenhor Joanas Abib/ Foto: Daniel Mafra CN

“A renovação existe para anunciar o Senhor. Quando Jesus se torna o nosso Senhor, todo o restante vem por acréscimo, inclusive a santidade”. Com essas palavras, o fundador da Canção Nova iniciou a homilia.

Monsenhor explicou a passagem das escrituras que está no livro de Isaías 61, 1-2 “O espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor consagrou-me pela unção; enviou-me a levar a boa nova aos humildes, curar os corações doloridos, anunciar aos cativos a redenção, e aos prisioneiros a liberdade; proclamar um ano de graças da parte do Senhor, e um dia de vingança de nosso Deus; consolar todos os aflitos”.

“Por algum tempo, eu tinha dúvidas sobre essa passagem e assim fui buscar e encontrei, em meio a algumas anotações, uma explicação que abriu minha cabeça e meu coração. Aquela anotação que abri dizia que o verbo “repousar” usado na Bíblia, é o mesmo que também foi utilizado no começo da Bíblia, no livro do Gênesis, que diz: “o Espírito de Deus, pairava sobre as águas”, onde, do caos, fez-se a beleza. Naquele momento, dei “pulos” na cadeira quando descobri isso: repousar, neste caso, tem o mesmo sentido do verbo pairar. É também aquele mesmo verbo que é utilizado para a galinha que abre suas asas sobre os pintinhos”, disse Monsenhor.

O sacerdote falou sobre a necessidade de renovação do movimento. “Realmente, a renovação existe para renovar. E eu digo com toda força: Renovação Carismática Católica, renova-te! Neste processo de renovação, não podemos esquecer nenhum dos dons. Os carismas precisam ser comuns nos grupos de oração. Nos grupos de oração, a fé precisa “ferver” e o batismo no Espírito Santo, que nós recebemos, também deve ferver em nós.”

Abib também recordou o início da Renovação Carismática, quando, nos grupos de oração, eram utilizados todos os dons, de forma carismática e convidou toda a liderança da RCC a resgatar esse ardor e formar os fieis para uma vida de santidade. “Precisamos formar as pessoas para a santidade. Por isso, eu digo que, hoje, a Renovação Carismática Católica precisa ser uma fábrica de milagres. Nós temos uma multidão precisando de milagres.”

“Para você, a palavra é: assuma o Carisma de Deus que está em você! Reinflama o Carisma que está em você meu filho, minha filha. Reinflama o carisma que está em você: padre, religioso, consagrado, jovem. Reinflama o Carisma de Deus que está em você”, enfatizou.

Monsenhor Jonas encerrou seu sermão em um grande momento de oração.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.