Ser amigo é sempre voltar a amar

Jakeline Megda D’Onofrio
Da Redação

“Vale a pena ser amigo e ter amigos, porque ser amigo é sempre voltar a amar”, afirma Luzia Santiago.

Quem são os seus amigos mais íntimos e caros ao seu coração? A Palavra nos fala desta preciosidade que é o amigo:

“Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel, o ouro e a prata não merecem ser postos em paralelo com a sinceridade de sua fé.
Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade; quem teme ao Senhor, achará esse amigo. Quem teme ao Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante” (Eclesiástico 6,14-17).

A cofundadora da Comunidade Canção Nova, Luzia Santiago, encontrou este grande tesouro: monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova. Ela o conheceu aos vinte e três anos, logo após ficar viúva, em um encontro de jovens em que fez a sua primeira experiência pessoal com Jesus por intermédio do seu sacerdócio, ao ser atendida em confissão por ele.

Em 1973, eles caminharam na partilha e na amizade, “porque a amizade não se força. A amizade é um relacionamento espontâneo”, afirma Luzia.

ser_amigo_e_sempre_voltar_a_amar
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Luzia destaca a importância da amizade: “Nós tivemos uma grande graça da fidelidade, da transparência, da comunhão, do diálogo, do perdão, e tem sido assim. Hoje, depois de tantos anos, eu garanto que vale a pena encontrar um amigo”.

Você deve estar se perguntando: “Como posso encontrar amigos de verdade”? Luzia nos ensina que: “Jesus é este amigo e este tesouro. Mas é por intermédio de Jesus que nós vamos encontrando as riquezas das grandes amizades. Verdadeiros tesouros como a amizade do monsenhor Jonas e como de tantas outras. Eu só posso dizer que vale a pena ser amigo e ter amigos, porque ser amigo é sempre voltar a amar”.

No decorrer da nossa vida, encontramos estes amigos que são como anjos dispostos a nos ajudar a ser pessoas melhores. A amizade acontece de forma espontânea e natural, como destacou a companheira de missão e amiga do monsenhor Jonas Abib.

 

Para saber quem realmente é seu amigo de verdade, você não pode medir isso pelas vezes em que ele o decepcionou, porque, mais cedo ou mais tarde, ele fará isso, e você também! Somos humanos e não perfeitos. Você pode medir isso pelas vezes em que ele realmente permaneceu ao seu lado, mesmo não estando fisicamente ao seu lado. E pelos momentos difíceis nos quais você pôde contar com ele e também nos momentos de alegria e vitória. Pelas vezes em que você se sentiu um inútil e ele o fez enxergar que você não é somente isso, mas uma pessoa que tem fragilidades e muitos tesouros a ser revelados. Amigo é uma pessoa que está ao seu lado, mesmo, muitas vezes, sem o compreender nem concordar com você.

Luzia expressou aquilo que está no seu coração de forma tão carinhosa para seu amigo monsenhor Jonas Abib. Aproveite neste mês de julho para homenagear os seus velhos amigos e também para descobrir novas amizades. Seja criativo e surpreenda a quem você ama e sabe que pode contar!

Deus o abençoe!

Veja também:

:. Além de amigos, namorados

:. Você tem um amigo?

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.