Mas recebereis uma força, a força do Espírito Santo que virá sobre vós; e sereis então minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, até as extremidades da terra (Atos dos Apóstolos 1, 8).
Na Igreja primitiva, a situação dos primeiros cristãos era muito difícil. Eles estavam numa encruzilhada: ou testemunhavam Jesus e morriam ou O renegavam para não morrer. Graças a Deus, eles escolhiam a morte, para professar a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo. Preferiam as cadeias, as prisões, as injúrias, os açoites, os trabalhos forçados, as galeras. Escolhiam passar toda sorte de sofrimento, mas continuar testemunhando Jesus.
No momento presente e nos tempos difíceis que se aproximam necessitamos do poder do Espírito Santo para continuar testemunhando Cristo Jesus e não arrefecer. Como no começo da Igreja, os cristãos, hoje, estão na mesma encruzilhada. Ser cristão e testemunhar a fé em Jesus hoje requer força, coragem, ousadia.
A Palavra de Deus nos mostra que logo depois que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos em Pentecostes, Pedro vai à frente e prega com ousadia. Eles estavam orando e cantando numa língua nova, alguns começaram a zombar dizendo que eles estavam todos bêbados. Mas Pedro corajosamente testemunhou sua fé em Cristo (cf. Atos dos Apóstolos 2, 14b-18). Até o derramamento do Espírito Santo Paráclito eles estavam tímidos e medrosos. A partir daquele momento, porém, o apóstolo [Pedro] e os demais discípulos saíram e começaram a testemunhar sobre Jesus. E com que coragem faziam isso!
Por isso, reze com fé: Jesus, manda Teu Espírito e dá-me a graça de testemunhar minha fé. Eu não quero voltar atrás, Senhor. Ao contrário, mesmo que eu tenha de dar o meu sangue por Ti, eu quero continuar testemunhando. Dá-me, Senhor, a força e a coragem dos mártires para não deixar de dar testemunho de Ti. Meu Senhor e meu Deus! Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib