A sua santidade vai arrastar outros
Os jovens serão evangelizados, santificados, resgatados e salvos pelos jovens. Você precisa ser apóstolo, gastar suor, lágrimas e sangue para salvar os seus irmãos. E a primeira regra é você ser santo. A sua santidade vai arrastar outros. Se você não estiver no rumo da santidade, tudo será inútil.
Depois de tomar esse rumo, você precisa trabalhar pelos seus irmãos. Primeiro e o mais simples: dê testemunho de Cristo. Fale de Jesus aos seus colegas, sem medo, na escola, na faculdade, no serviço, na praia, na rua, na lanchonete, na fila, na condução, onde você estiver. Fale de Jesus aos outros. “A boca fala daquilo que está cheio o coração”. Fale de Jesus! Daquilo que Ele fez na sua vida. Sobre o que você era e o que o Senhor fez em você.
O jovem, quando excluído, acaba deixando adormecer a chama de vida que há dentro dele. O jovem precisa de atenção, de espaço, compreensão e de pessoas que, mais maduras, saibam com humildade entrar no seu universo e instigá-lo a voar. Quando o jovem se entrega nas mãos de Deus, sua história ganha outra coloração.
Francisco também “pintou e bordou”; ele foi o líder da juventude de Assis e fez muitas coisas erradas. Tanto assim que, quando Francisco se encontrou com Jesus, o arrependimento que ele sentiu foi muito grande.
Nós pensamos num Francisco apenas romântico, mas ele também viveu um arrependimento muito forte das loucuras que fez. Francisco percebeu que reconstruir a Casa de Deus, que estava em ruínas, era reconstruir a mesma juventude de Assis com quem ele “pintou e bordou”.
Ele viu que não era apenas a juventude de Assis, mas de toda aquela região. Vieram jovens para viver a vida de Francisco, e uma linda transformação começou a acontecer. Ele fez uma profunda mudança nas estruturas sociais a partir de jovens que acolheram ser santos, como Francisco queria ser santo.
Clara também aceitou ser santa. E deixou todos os sonhos simplesmente humanos e consagrou-se inteiramente a Deus para se reconstruir e construir santos rapazes e moças.
Eles compreenderam e começaram todo um caminho novo de santidade de reconstrução da Casa de Deus, do templo de Deus, que são as pessoas, pedras vivas (I Pd 2,5). Jesus Cristo é o eternamente jovem. Quanto mais jovens santos nós tivermos nesse Brasil, com a têmpera de Francisco, de Clara, mais jovens nós teremos em “céus novos e uma terra nova”, porque o Senhor já está chegando.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova