Os benefícios físicos e espirituais do jejum

Fazer jejum nos ajuda a termos um corpo mais leve

Todos podem fazer jejum. Sejam idosos, estejam cansados ou doentes; sejam gestantes, mães que amamentam, jovens ou adultos, todos podem jejuar sem que isso lhes faça mal; pelo contrário, faça-lhes bem. Todos os tipos de jejum tornam o corpo leve, e este fica hidratado, o aparelho digestivo permanece em repouso. A cabeça fica desanuviada, a mente se torna bem aberta e predisposta a todas as atividades espirituais.

Não é apenas à oração e à contemplação, no entanto, que a mente fica receptiva. O estudo, a reflexão, a leitura, a escrita, os cálculos, projetos, desenho de plantas, atividades musicais e poéticas e muitas outras coisas que você queira acrescentar também são favorecidas pelo jejum.

Contudo, essa prática deve ser feita com sinceridade de coração: “E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente” (Mateus 6,16-18).

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.