A Eucaristia é a fonte para a santificação

É maravilhoso sermos transformados em Jesus quando a Sua santidade nos faz também santos

Podemos pensar: “Eu não tenho essa pureza!”, mas Jesus é quem nos purifica e faz nosso olhar, nossos ouvidos e sentimentos livres das malícias do mundo.

A natureza humana se revela orgulhosa, vaidosa, prepotente e soberba; assim, por vezes, somos maus com os outros. Mas Jesus é a própria humildade, pobreza e simplicidade, e nos faz assim também.

Pela comunhão diária, Jesus nos impregna da Sua santidade concreta. Se, por exemplo, seu ponto fraco é a irritabilidade excessiva e a falta de paciência, se você se chateia facilmente e vive enfezado devido ao seu temperamento, o Senhor age justamente neste ponto fraco, porque Ele é a paciência e o oposto da irritação.

Ele vai nos impregnando da Sua santidade pela comunhão diária, como uma “dose contínua” e necessária para transformar todas as nossas dificuldades. 

A Eucaristia é a fonte para a santificação

A Missa é feita pela Palavra de Cristo, transformando o pão e o vinho, fazendo com que o próprio Jesus se torne presente e renove o Seu sacrifício. O sacrifício do Calvário é renovado em cada Eucaristia, e nós participamos dele. É ali que somos salvos do pecado de agora; da impureza deste mundo. A ressurreição se realiza ali.

A Eucaristia é fonte de santidade para este momento presente. Mas precisamos comungar bem, a exemplo de São Luiz Gonzaga, que, metade do dia, ficava em ação de graças pela comunhão recebida; na outra metade, portanto no começo da noite para o dia seguinte, ele já se preparava para a comunhão que iria receber no outro dia.

Não podemos comungar como se não tivesse acontecido nada e encarar aquele momento como se estivéssemos ingerindo um “pãozinho” qualquer, como uma criança que não sabe do que se trata, pois Jesus nos dá a graça para comungarmos bem. Especialmente na hora em que O recebemos, temos de ter a certeza de que Ele está ali ressuscitado.

Neste momento, podemos conversar com Ele a respeito do que é necessário para nossa santificação. É preciso que sejamos claros e francos sobre as nossas dificuldades, reconhecendo as nossas fraquezas, em como temos má vontade, falta de perseverança, em como cedemos às ocasiões de pecado.

Jesus irá nos mostrar como superar e vencer essas dificuldades para sermos santos em todas as áreas de nossas vidas. A transformação vai acontecer quer percebamos ou não, pois ali é Jesus e não apenas um símbolo. Dessa forma, Ele vai nos formando dia após dia e acabando com o pecado em nossa vida.

Monsenhor Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.