Ressurreição e vida temos em Jesus

Se Cristo não houvesse ressuscitado, vã seria a nossa fé

Neste mês de abril temos o maior fato de todos os tempos, a grande verdade que dividiu a história em “antes e depois de Cristo”: a Ressurreição de Jesus. Isto porque, se Cristo não houvesse ressuscitado, vã seria a nossa fé e a vida cristã não teria sentido. Cristo ressuscitou! Ele é realmente o caminho para Deus, a Verdade que todo ser humano procura. A Vida que todos nós almejamos, com qualidade total, em abundância, vida verdadeira.

Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

O Santo Sudário mostra que os romanos foram terríveis na flagelação de Jesus. Apesar de não terem o costume de dar tantas chicotadas, assim fizeram e acabaram com o corpo de Jesus. Ele só aguentou porque era um homem forte. Ficou todo machucado, era uma chaga só da cabeça aos pés. Jesus foi ferido por causa dos nossos pecados. Todos nós estávamos como que ovelhas desgarradas, cada qual seguindo o seu caminho. Como ainda fazemos nos tempos de hoje, conduzindo nossa vida do jeito que nos convém. Não é que o Pai quisesse, mas foi para a nossa redenção, que o Senhor fez recair sobre Ele os nossos pecados. Jesus sabia que aquilo que estava suportando era para a nossa salvação.

Jesus não era réu, mas inocente. Ele foi crucificado por mim e por você. Jesus aceitou a morte porque este era o meio para nos salvar. Ele acolheu sobre si os pecados de toda humanidade, Ele deixou cair sobre si toda a maldição. Ele morreu por nós, mas também por nós ressuscitou, para deixar claro que esse projeto do Pai também se realizará em nossa vida. Assim como Jesus ressuscitou para uma vida definitiva, nós também ressuscitaremos no último dia. O Senhor quer que vivamos a vida presente desta forma, tendo a certeza que um dia nós ressuscitaremos com Ele.
O nosso corpo ainda está sujeito ao pecado, contudo precisamos usar todos os membros, não mais para o mal, apenas para o bem, para a justiça, porque foi para isso que nós fomos criados.

“Se Cristo está em vós, o vosso corpo, sem dúvida, está destinado à morte por causa do pecado, mas o Espírito é vossa vida por causa da justiça. E se o Espírito d’Aquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vós, Aquele que ressuscitou Jesus Cristo de entre os mortos dará também a vida aos vossos corpos mortais, por seu Espírito que habita em vós” (Rm 8,10-11).

Embora seu corpo seja fraco, sua carne esteja sujeita ao pecado e caminhe para a morte, para a corrupção, se Jesus está em você, embora seu corpo esteja fadado à morte física, seu espírito vive cada vez mais. O mais lindo é que também seu corpo começa a experimentar a Ressurreição e a Vida. Vai se tornando cheio de vida, de ressurreição, e os sinais disso começam a aparecer em você, que se torna forte, corajoso pela força de Jesus. Você deixa de ser uma pessoa desanimada, que vive caída, se arrastando pela vida, e torna-se uma pessoa corajosa, destemida, bondosa, que se doa, cheia de ânimo, que enfrenta todas as adversidades pela graça de Deus.

Tudo isso por quê? Por causa da presença de Jesus. Todos irão ver em seu rosto, no seu olhar, a alegria verdadeira, o entusiasmo, o otimismo, porque Cristo vive em você. E se o Espírito d’Aquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vós, Aquele que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos dará também a vida aos vossos corpos mortais, por seu Espírito que habita em vós” (Rm 8,11). Em meio ao vale de lágrimas, (problemas, dificuldades, doenças), veremos pessoas cheias de ressurreição e vida. Você é convidado a ser um transmissor de Vida para todos aqueles que vivem mortos à sua volta.

O mundo precisa de Jesus! Ele não está fisicamente no meio de nós, mas quer que nós, cristãos, pelo poder do Espírito Santo, sejamos fonte de água viva para o mundo, como Ele. Jesus é Ressurreição e Vida. Há uma multidão de homens na morte, como na visão de Ezequiel: “Como ossos ressequidos espalhados no terreno” (Ez 37,2). O Senhor quer que você seja ressurreição e vida para essas pessoas, para tantos filhos pródigos que querem voltar para casa, que precisam receber o abraço do Pai das Misericórdias. Uma pessoa que tem vida e por isso dá vida, a ponto de dizer: Como Jesus está em mim, como Ele vive em mim e permito que Ele me penetre, eu também sou ressurreição e vida.

Para ter essa vida precisamos estar em comunhão com o Senhor, comungar o Corpo e o Sangue de Jesus, porque “aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6,54). Não simplesmente receber a comunhão, mas entrar em comunhão íntima com o Senhor. Ela é o grande meio para que nosso corpo, nossa alma e nosso espírito entrem em comunhão com Jesus. Como assimilamos o alimento que comemos, e ele se torna vida para o nosso corpo, assim acontece quando entramos em íntima comunhão com Jesus.

Ressuscitar no último dia será apenas a consequência natural de toda uma vida. Quando nosso corpo se desfizer como a semente se desfaz na terra, a vida eterna já estará em nós. Eu sempre me perguntava porque Maria Madalena foi a primeira a ver o Senhor. Não foi nenhum dos apóstolos. É ela quem vai e anuncia a Pedro e João que o Senhor havia ressuscitado. Maria Madalena foi escolhida porque foi a mais decidida, a mais determinada em seguir o Senhor. Enquanto os apóstolos foram se esconder de medo dos judeus, ela pegou suas companheiras e, de madrugada, determinada, mesmo correndo risco, foi até o túmulo, manifestar o grande amor que ela tinha por Jesus, pois havia rompido com sua vida antiga. Nós precisamos ser determinados como ela!

Se ficarmos em cima do muro, no “mais ou menos”, neste “nem quente e nem frio”, não vamos a lugar nenhum. Maria Madalena sabia que se ela ficasse naquela mornidão, não iria a lugar nenhum. Meus irmãos, a Igreja quer que vivamos nesta expectativa da ressurreição, porque a ressurreição de Jesus é a certeza da nossa ressurreição. Se estamos vivendo na luz, se acolhemos a Palavra de Deus e ela faz efeito na nossa vida, se perseveramos e lutamos, principalmente no mundo de hoje, onde andamos contra a correnteza, quando morrermos, pela graça e misericórdia de Deus nós ressuscitaremos para a vida Eterna, para o prêmio eterno, e não para a condenação!

E a Palavra de Deus, que nos atesta a Ressurreição de Jesus, nos aponta também para a Sua vinda gloriosa. Nós estamos entre estes dois eventos maravilhosos, buscando, em cada Páscoa, a nossa ressurreição e a vida nova. Ao mesmo tempo, voltamo-nos para a feliz expectativa da vinda de Jesus em glória, e nos deixamos transformar, a cada dia, pela ação poderosa do Espírito Santo que nos foi dado. Veja bem: o mesmo Espírito Santo, – nos diz as escrituras–, que ressuscitou Jesus dos mortos, nos foi dado e habita em nós, para realizar em cada um a Ressurreição de Cristo e conduzir-nos para a vida nova!

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.