Quero partilhar com você sobre a grande solenidade de Corpus Christi, onde o Santíssimo Sacramento da Eucaristia é o centro das atenções. Acompanhamos a linda tradição dos grandes tapetes eucarísticos, onde o povo manifesta sua fé e experiência pessoal com a Eucaristia. Nesta festa os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo grande dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo. Falo dessa riqueza eucarística da nossa fé num livro que escrevi chamado “Eucaristia, Nosso Tesouro”, pois é assim que experimento a presença da Eucaristia em minha vida como verdadeiro tesouro.
Essa solenidade é também uma oportunidade de evangelização para todos, mas de forma especial para os católicos que foram se distanciando da Eucaristia, seja por uma situação de pecado ou por esfriamento na fé. Nosso corpo, quando fica privado de alimentação, dá sinais de fraqueza e baixa resistência, fica desnutrido e corre o risco de contrair qualquer doença. Bem semelhante pode acontecer com nossa alma, se afastada da Eucaristia, logo nossa vida espiritual dá sinais de fraqueza e baixa resistência ao pecado, ficamos desnutridos da graça, com o risco constante da aridez espiritual e o esfriamento na fé, com a alma enfraquecida. Para esses males, a Eucaristia é remédio eficaz.
Convido você, que está há muito tempo sem participar da Eucaristia, a buscar um sacerdote, se confessar e voltar a experimentar a força deste sacramento. Esta é a hora de retomada da sua vida cristã. Coragem! Anime-se, é por um bem maior: a salvação de sua alma. Caso exista algum impedimento que o prive da comunhão eucarística, busque-a de forma espiritual, na santa missa ou ainda durante uma adoração ao Santíssimo. O que você não pode é continuar longe desse nosso tesouro: a Eucaristia.
Faço aqui um grande apelo a toda família Canção Nova, da qual você é parte integrante: não podemos ficar sem essa graça; somos profundamente eucarísticos. Como diz a música do Diácono Nelsinho, Não comungo porque mereço, isso eu sei, oh, meu Senhor, comungo pois preciso de Ti…
Essa é uma verdade: comungamos porque precisamos da Eucaristia. Somos homens e mulheres eucarísticos e, em cada comunhão, somos transformados e nos tornamos mais parecidos com Aquele que comungamos: Jesus, o Senhor.
Convido-o a viver também a experiência da Adoração ao Santíssimo Sacramento. Não se preocupe com o que você deve fazer ou rezar diante d’Ele, simplesmente permaneça em adoração porque o mais importante Ele fará em você. Posso testemunhar: hoje sou um homem muito mais convertido e fortalecido na fé, graças à experiência da adoração. Muitas vezes é ali que sou modelado para ser aquilo que Deus pensou para mim. Jesus Eucarístico espera por você na capela de sua paróquia.
Deus o abençoe.
Monsenhor Jonas Abib