Nossos encontros sempre foram os principais instrumentos de nossa evangelização. No início, 12 jovens deixaram tudo e aceitaram o desafio de viver em comunidade e evangelizar. De lá para cá, são inúmeras as pessoas que, há 35 anos, nos ajudam a propagar a Palavra de Deus, para que outros tenham o seu encontro pessoal com Jesus. Encontro este que pode ser de forma presencial, ao participarem de nossos eventos, como é o caso do Acampamento “PHN”, que acontece este mês, seja por meio do Sistema Canção Nova de Comunicação.
O meu encontro pessoal com Jesus aconteceu quando ainda era seminarista em 1964. Tinha 27 anos e estava no meu último ano de Teologia. Foi justamente neste período que fiquei muito doente e precisei vir para nosso seminário menor, em Lavrinhas, no Vale do Paraíba, para me cuidar. Na Diocese de Lorena, haveria um encontro realizado pelos focolarinos e a irmã salesiana, diretora do hospital, convidou-me para participar, pois seria uma semana de palestras, testemunhos e músicas.
Numa daquelas noites, sozinho em meu quarto, lendo o Evangelho, bati os olhos naquela pergunta que Jesus faz a Pedro e aos discípulos: E vós, quem dizeis que eu sou? (Mt 16, 15b).
No final da oração, ajoelhado no chão, consagrei-me a Deus. Esse encontro com Jesus tornouse, então, a chave da minha vida e de toda a Canção Nova. A base de nossa missão é ajudar as pessoas a terem este encontro também.
Já padre, recebi uma missão de Dom Antônio Afonso de Miranda, bispo de Lorena na época. Ele me chamou em seu escritório e começou a falar sobre o documento da Evangelii Nuntiandi (Evangelização no Mundo Contemporâneo), publicado pelo Papa Paulo VI, em 8 de dezembro de 1975. Dom Antônio estava muito impressionado e me disse: Padre Jonas, o que o Papa fala aqui é totalmente verdadeiro. É preciso evangelizar, a hora é de evangelizar. E ainda acrescentou: Já que você trabalha com jovens, é mais fácil fazer isso com eles. Comece alguma coisa.
Vi que, naquelas palavras de Dom Antônio, havia uma verdadeira inspiração e era também um envio.
Jesus continua chamando você! A vinda do Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude este ano, será de grande valia para a juventude do Brasil e para os que vierem de tantas partes do mundo. A simplicidade e o entusiasmo do Papa certamente haverá de encantar os milhões de jovens e impulsioná-los a serem os grandes protagonistas da Nova Evangelização. São os jovens que evangelizam os jovens.
O Papa Francisco surpreende o mundo a todo o momento. Nessa sua visita, ele nos surpreenderá muito. Esperemo-lo com a nossa oração e grande expectativa. Preparemo-nos para as surpresas de Deus!
Monsenhor Jonas Abib