O único meio de construirmos a unidade é vivermos reconciliados. Somos pecadores e sempre o seremos até o fim de nossas vidas. Devemos, portanto, constantemente perdoar e ser perdoados. Pois a Palavra de Deus nos ensina que “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído. Toda cidade, toda casa dividida contra si mesma não pode subsistir ” (Mateus 12, 25).
Precisamos estar e permanecer profundamente unidos entre nós. Nosso único inimigo é o demônio. Ele é o inimigo de Deus e de nossas almas, o acusador de nossos irmãos. O demônio quer nos dividir e nos jogar uns contra os outros. São Paulo nos ensina: ”Não se ponha o sol sobre o vosso ressentimento” (Ef 4,26). Somos todos frágeis! Se reconhecêssemos e admitíssemos nossas limitações, seria mais fácil perdoar o irmão e compreender suas fraquezas, assim como as nossas. Portanto, não tenha medo de falar para Jesus de sua dificuldade de perdoar; o quanto é difícil para você admitir que é capaz de cometer os mesmos erros e as mesmas falhas dos outros.
O Senhor conhece o seu coração, mas espera que você fale das suas dificuldades. Temos de ser verdadeiros com Deus.
Satanás age sutilmente nos relacionamentos a fim de causar mal-entendidos e ressentimentos, fazendo-nos pensar que os outros estão contra nós. ESTAMOS DO MESMO LADO DA BATALHA E NÃO SOMOS INIMIGOS UNS DOS OUTROS! Derrotamos o inimigo com o perdão, o amor e nossa união. Na reconciliação, na fé e no amor estão nossa força e nossa vitória. Andando na luz de Deus, e vivendo na verdade de Jesus, que opera em nós a reconciliação por meio do seu Espírito Santo, teremos comunhão uns com os outros e com a Igreja.
seu irmão,
Padre Jonas Abib