Jesus diz: “Vós sois a luz do mundo”. Jesus não diz: “Eu quero que vocês sejam”… Não, Ele diz: “Vós sois”… Assim como Ele disse: “Eu sou a vinha, vós sois os ramos”, Ele diz “Vós sois a luz do mundo”. Portanto, basta que você seja o que é, que realize o que é. Jesus o constituiu assim. Ele o constituiu luz para o mundo.
“Vós sois a luz do mundo”. Não somos capazes, por nós mesmos, de iluminar o mundo. Somos opacos. Mas Jesus já nos constituiu como lâmpadas, unidos a Ele, ligados a Ele, a energia do Espírito Santo passa de Jesus para nós e, então, iluminamos… E o mundo vai receber a luz de Jesus.
A luz provém de Jesus, mas somos nós que iluminamos. Ninguém vê a energia elétrica, mas vê seus efeitos na lâmpada. Assim acontece conosco.
Os homens precisam ver isso. Precisam ver a luz: a luz de Jesus em você. Por isso Jesus diz: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada num monte”.
Muitas vezes, nós cristãos, numa falsa humildade, nos escondemos e dizemos: Ah! Eu preciso ser humilde, não posso ser orgulhoso, não posso ser vaidoso, não posso aparece; então, me retraio, me escondo. Claro, devemos ser muito simples como Jesus, mas não podemos esconder Sua luz.
Não podemos deixar de produzir as obras de Jesus. As obras d’Ele são obras de amor capazes de transformar este mundo; são as obras do Espírito, dons do Espírito, capazes de fazer maravilhas para esta terra. Não podemos esconder essa luz. Deus não nos fez para sermos colocados debaixo da cama ou debaixo do armário, mas sim, no alto da sala, para iluminar todos.
(Trecho do livro “Pão da Palavra – Volume 3” de monsenhor Jonas Abib