A palavra “predestinação” já mostra que existe um destino para cada um de nós. Justamente por causa disso, a tentação continuamente nos oferece brinquedinhos, coisas que satisfazem a nossa carne, nos dão prazer, status e posição social. Nós nos deixamos enganar pelo inimigo de Deus por pequenas coisas. Ele é mestre em nos enganar. O maligno nos ilude fazendo-nos acreditar que somos o máximo, que somos capazes de conseguir tudo sozinhos. Até mesmo nos sentirmos superiores a Deus. Infelizmente, assim como os índios foram enganados pelos colonizadores, somos enganados pelo inimigo, com “bijuterias” que nada são em comparação com a nossa verdadeira herança:
Coisas que olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam (cf. I Cor 2,9).
Somos chamados à santidade. Todos, sem exceção. É esse o nosso primeiro chamado. Esta é a primeira vocação de todo batizado. Peça a Deus a graça de não ser mais enganado pelo maligno.
(Trecho do livro de monsenhor Jonas Abib