Muitas crianças dão trabalho para comer, mas a mãe faz de tudo e inventa mil maneiras para que a criança possa comer, porque sabe que a alimentação é necessária. Muitos pediatras até aconselham deixar a criança sentir fome, mas a mãe não aguenta esperar isso acontecer, e luta contra aquela indisposição. A mesma coisa acontece com a criança dentro de você que, infelizmente, é indisposta para a adoração, mas você luta e insiste contra essa indisposição.
Quando se luta, a indisposição vai sumindo, e quando menos esperar, verá que está adorando. Independentemente do tempo que a pessoa tem para adorar, aquele tempo é muito precioso e não é em vão. Deus sabe da sua indisposição e do pecado original que está em você. Ele vê seu esforço e sua luta.
É claro que você gostaria de fazer uma oração gostosa, e que faça esquentar por dentro. Mas Deus viu o seu esforço e para Ele valeu. Você pode não ter percebido, mas tudo aquilo de que precisava aconteceu. Basta ficar diante do sol para ele causar efeito em você. Mesmo que o dia esteja nublado e a todo instante uma nuvem cubra o sol, tenha a certeza de que os raios ultrapassaram aquelas nuvens e atingiram você. O fato de ter ficado exposto naquele lugar fez os raios do sol atingirem a sua pele.
Assim também acontece com a adoração. É isso que quer dizer adorar em espírito e em verdade. Você adora a partir da sua verdade, e a sua verdade, naquele dia, infelizmente era estar indisposto para adorar. Você não foi falso e adorou em verdade. Por muitas vezes, sentirá essa indisposição, porque ela vem do pecado original, mas você sempre estará partindo da verdade, portanto, estará sempre adorando em espírito e em verdade.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Trecho extraído do livro “Agora meus olhos Te viram!” do monsenhor Jonas Abib