Na verdade, as potências mundiais estão falidas economicamente. Os noticiários nos mostram isso todos os dias. Quem poderia imaginar que o Japão passaria por uma crise econômica! Os Estados Unidos têm uma dívida externa fora do comum. O mundo todo é devedor e está falido.
A causa verdadeira disso é o profundo egoísmo do sistema deste mundo. Daí surgem a miséria, a fome, as doenças. Nas campanhas políticas, todos falam dos planos que têm a respeito da saúde, da educação, das escolas etc. mas nada muda! Não é porque as pessoas não queiram, é que o coração do homem está doente. Criou-se um sistema totalmente oposto ao sistema de Deus.
Todos estão passando por carestias e crises muito grandes. Chegará o dia em que teremos dinheiro, mas não o que comprar; especialmente para nós, cristãos, será muito difícil, pois seremos os perseguidos.
Mas não é para ter medo! Também os que não forem cristãos passarão pela crise.
Deus está nos preparando! Mas como? Fazendo com que dependamos totalmente d’Ele. A palavra depender pode nos atordoar, porque queremos ser independentes, não queremos depender de nada nem de ninguém. Queremos confiar em nosso trabalho e habilidade, em nossos projetos e poupanças, fazendo seguros, planos de saúde, assegurando-nos para o dia de amanhã. Infelizmente, depositamos nossa segurança nessas coisas.
Agora, depender de Deus, crendo que o necessário vem d’Ele, como acontece com os pássaros; confiar em que o pão nosso de cada dia e que a roupa, a saúde, o estudo de nossos filhos vêm de Deus… nos dá calafrio. Mas, justamente porque nos dá calafrio, o Senhor quer que aprendamos. É um aprendizado, e aprendizado leva tempo; tem um método próprio.
Deus está fazendo que aprendamos a depender totalmente d’Ele como fez com Elias. Todos os dias era um corvo que levava pão e carne. Ele tinha a água do rio, mas era apenas um filete de água. Portanto, ele dependia de Deus em tudo.
Deus te abençoe!
Monsenhor Jonas Abib