Apelo de Teresinha à santidade pelo caminho certeiro do amor
Teresinha encontrou o caminho mais curto, o caminho mais simples e o mais certeiro. Ela mesma diz: “Na Igreja, encontrei minha vocação: o amor“. É por este caminho simples e certeiro que ela nos convida a caminhar. E eu tenho a missão de passar para você o convite dela: “Vamos viver a santidade pelo caminho certeiro do amor”.
“Encontrei minha vocação: o amor”. É real! Seja qual for o seu estado de vida, sua idade, sua situação, a vocação para todos e para cada um de nós é o amor. Ao mesmo tempo, quem ama já está no caminho da santidade, porque ser santo é tornar-se cada vez mais semelhante a Deus, que é amor.
Façamos gestos concretos de amor. Não é preciso procurar: Deus mesmo já colocou o amor no dia a dia e, continuamente, está colocando pessoas em nosso caminho. São essas pessoas que Ele quer que nós amemos com gestos concretos.
Não tenha medo de fazer atos de amor
O amor se expressa em gestos, e, afinal das contas, é até mais fácil. Você conhece as pessoas, você sabe do que elas precisam, você sabe do que elas gostam… Por que não as amar expressando o seu amor com esses gestos concretos? Fazendo o que elas gostam, dando o que elas precisam?
Há dois caminhos: às vezes, já tem o amor no coração, e basta traduzir esse amor em gestos concretos. Outras vezes, não estamos sentindo o amor, mas porque queremos amar, porque precisamos amar, porque resolvemos amar, fazemos um ato de vontade: realizamos gestos de amor, e os gestos de amor acabam produzindo amor no nosso coração.
Experimente!
Essa é a experiência que vale a pena fazer. Não espere sentir amor para realizar gestos de amor. Pelo contrário, mesmo não sentindo ainda o amor, queira amar. Resolva amar. Decida-se por amar e faça todos os gestos de amor que puder para as pessoas com quem você convive. Não perca a chance de cobrir, com todos os gestos de amor que puder, as pessoas que Deus mesmo colocou no seu caminho.
Quando queremos e decidimos, a graça de Deus opera, e nós conseguimos uma verdadeira mudança.
Experimente! Os efeitos virão muito depressa.
Deus o abençoe nessa linda aventura!
Texto escrito por padre Jonas Abib em fevereiro de 1997