“O Espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor consagrou-me pela unção” (Is 61,1a).
Essa palavra “repousa” tem o mesmo significado do termo pairar, que está em Gênesis: “O Espírito de Deus pairava sobre o caos no começo da criação” (Gn 1,2b). O Espírito Santo pairando sobre o caos fez dele ordem, beleza. E a criação toda veio a partir disso.
Portanto, o “pairar” do Gênesis tem o mesmo sentido do “repousar” de Isaías. Esse verbo, no hebraico, é o mesmo que se usa para a galinha que, quando choca, estende as suas asas e fica ali repousando. A galinha pousa. Fica repetidamente pousando sobre a ninhada com as suas asas.
O Espírito Santo repousa sobre nós para fazer a mesma coisa que fez lá no começo da criação. Tudo era um caos. Era tudo escuro, confuso. A terceira Pessoa da Santíssima Trindade pousava sobre essa confusão, sujeira, desordem. E, pousando ali, transformou tudo. Pôs ordem em tudo. E da morte veio a vida. A criação surgiu dali.
Infelizmente, cada um de nós é como esse caos. Existe um caos dentro de nós. Muitas vezes, nós nem nos entendemos. Nossa vida se transforma em uma verdadeira desordem e, por causa disso, nossa cabeça não entende os nossos sentimentos e os sentimentos não entendem as coisas da nossa cabeça. Agimos pelos sentimentos e emoções, e fazemos coisas erradas. Aí acontece o caos. Isso acontece porque somos criaturas humanas feitas de barro e ainda não se completou a nossa criação.
Deus disse: “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança” (Gn 1,26).
Esse “façamos” continua sendo feito. Eu e você ainda não somos imagem e semelhança de Deus, porque todos nós ainda estamos sendo feitos, plasmados e transformados. Estamos saindo do caos, estamos nos tornando imagem e semelhança de Deus. Nossa vida é um tempo de transformação, e isso comporta sofrimento.
Seu irmão,
Padre Jonas