“Ouve, ouve meu povo, porque Eu sou o teu Deus. O Senhor está nos pedindo que O escutemos. A obediência vem do ouvir e ao fazê-lo seguir os mandamentos dEle. Infelizmente, nós vivemos num tempo em que as pessoas não ouvem mais umas as outras.
O que mais faz sofrer o coração do Senhor é que nós, que temos os seus dons e que trabalhamos na Igreja, muitas vezes também não ouvimos a voz dEle, por estarmos muito mais atentos às coisas que devemos fazer do que a Ele.
Hoje, encontramos muitos surdos espirituais. Este milagre, que vemos no Evangelho de São Marcos, nos traz grandes ensinamentos.
“Ora, apresentaram-lhe um surdo-mudo, rogando-lhe que lhe impusesse a mão. Jesus tomou-o à parte dentre o povo, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e tocou-lhe a língua com saliva. Olhando para o céu, suspirou e disse-lhe: ‘Efatá!( Marcos 7, 32-33)
A primeira coisa que Jesus fez foi afastar-se da multidão com aquele homem, para estar a sós com ele. O Senhor já começa a nos ensinar muito com isso. Os nossos ouvidos estão tão saturados de tantas coisas que ouvimos, e os nossos olhos também o estão, de tantas coisas que vemos. Por isso que Jesus conversou com aquele homem à parte.
Jesus viu a necessidade daquele homem. E como nós também precisamos de que isso se repita conosco! Ele quer que sintamos o toque dEle, mas como nos ensina a Palavra, devemos nos apresentar diante dEle para que isso ocorra.
Não sei se você sente o mesmo, mas eu sinto, em meu coração, o desejo de dizer a Jesus:
“Toca-me, Senhor, e transmita o teu amor ao meu coração, pois eu preciso muito disso. Só o Senhor pode abrir os meus ouvidos como abriste os ouvidos daquele surdo. Que eu Te siga, Senhor, que eu sempre Te acompanhe”.
Veja que beleza que o Senhor fez, Ele tocou nos ouvidos daquele homem, e depois olhou para o céu, porque é de lá que vem a graça. Dizendo: Efatá que quer dizer abre-te. E diz o Evangelho que no mesmo instante os ouvidos daquele homem se abriram.
Meu coração, por causa de tanto sofrimento, acabou ficando calejado, e fui me tornando insensível a Ti e também aos outros. Que meu coração se abra para Ti, para tua Palavra, para as pessoas, para a vida.
Conte o que o Senhor fez em você, dê o seu testemunho, pois ele vai arrastar multidões.
seu irmão,
Padre Jonas Abib