Meus irmãos, essas duas palavras “graça” e “bênção” são preciosas no Cristianismo. Mas não penetramos na profundidade delas ainda. Graça é a emanação de Deus, Deus se fazendo Deus em nós. Bênção é a concretização disso. A graça se concretiza na bênção.
Podemos pedir sobre nós a bênção de Deus. Isso não é egoísmo, mas uma necessidade. Eu preciso ser um bendito, no qual a graça de Deus se realiza. Eu posso dizer: “O Senhor me abençoe e me guarde”. Você tem o direito e a necessidade para que o “homem velho” seja transformado no “novo”. Precisamos da face de Deus, do brilho de Deus sobre nós. “Que o Senhor brilhe sobre mim a sua face e se compadeça de mim”.
Você pode pedir isso todo o ano. “Que Ele me dê a paz”. Apesar dos meus erros, pecados e dos perigos, que Deus se compadeça de mim. Essa paz que é alegria, harmonia, amor, é todo o bem. Que Deus me dê o seu “shalom” [“paz” em hebraico]!
Ao mesmo tempo, você necessita invocar a bênção de Deus sobre os seus. O marido pode abençoar a sua esposa. E você, esposa, precisa cumular seu esposo de bênçãos. Não calculamos o que a bênção de Deus pode fazer. Se você tem um esposo que tem problemas, por que você não pede a bênção e a graça de Deus sobre ele? Pai, mãe, vocês podem abençoar cada um de seus filhos, para que Deus se ponha sobre cada um deles e os transforme.
Você é instrumento de Deus, abençoe! Quando você abençoa, saiba que Deus está abençoando. Não importam as palavras; seja simples, peça a bênção a seus familiares, vizinhos e até para aqueles que o querem mal. Abençoe, mesmo se o caluniam. Cumpra o mandamento de Deus e abençoe.
Reze comigo: Obrigado, Senhor, porque me deste a oportunidade de abençoar. Sim, Senhor, como os meus familiares, amigos e vizinhos precisam ser abençoados! Por isso, derrame a sua bênção sobre eles.
“O Senhor te abençoe e te guarde;o Senhor mostre a sua face e te conceda a sua graça; o Senhor volva o seu rosto para ti e te dê a paz” (Salmo 66:2).
seu irmão,
Padre Jonas Abib