Jakeline Megda D’Onofrio
Da Redação
“Monsenhor Jonas Abib foi pioneiro na Pastoral para os Jovens”, ressalta padre Mário Bonatti
Padre Mário Bonatti, padre salesiano e escritor, parabeniza monsenhor Jonas Abib por seu jubileu de 50 anos de sacerdócio, que será festejado no dia 8 de dezembro de 2014. Padre Mário pôde conviver com o monsenhor Jonas e ver a sua sede de estar com os jovens e de levar Jesus a eles, como ocorrera com o fundador da Congregação dos Salesianos da qual ele fazia parte, Dom Bosco, conforme Deus o inspirava. Confira o testemunho do sacerdote salesiano sobre o fundador da Comunidade Canção Nova:
“Monsenhor Jonas Abib viveu na minha Comunidade São Joaquim – Faculdade Salesiana, em Lorena (SP), entre 1971 e 1978 como salesiano, encarregado da Pastoral Juvenil e professor. Ele trabalhava durante a semana na Faculdade Salesiana, hoje a Unisal, com os professores e alunos e, nos fins de semana, reunia grupos de jovens para momentos de oração e reflexão da Palavra de Deus. Lembrava-me a figura de Dom Bosco, que sonhava em educar os jovens, e buscava seguir o modo que Deus o inspiraria.
A semelhança entre os dois era real. Os dois não tinham um palmo de terra, nem recursos. Buscavam ambos um lugar mais definitivo [para se estabelecerem], mas apareciam dificuldades de todos os tipos. Aos poucos, o caminho foi se fazendo e ficando mais claro. Hoje, vemos dois grandes monumentos [Congregação Salesiana e Comunidade Canção Nova], obras de Deus, com certeza, mas também fruto do ‘trabalho do homem’.
Das recordações especiais do padre Jonas, em Lorena, convivendo comigo, lembro-me da presença dele no dia a dia da vida. Rezávamos juntos as orações da manhã, do meio-dia, da tarde e da noite com os demais salesianos.
Convivíamos também nas refeições, nos momentos de lazer, no trabalho e nas Santas Missas diárias no Santuário São Benedito. Tudo era muito simples, sem nada de especial. Padre Jonas era um de nós. Em destaque, eu me recordo dos fins de semana em que os jovens se reuniam com ele para rezar e refletir e de quando ele fazia encontros de jovens em alguma fazenda, sobretudo, em Areias e Lorena.
O Sr. Osvaldino Nunes lhe prometera um terreno ao lado do asfalto que liga Piquete a Embaú, no Bairro do Quilombo. Um dia, o monsenhor Jonas, todo feliz, quis mostrar-me o local. Quando lá chegamos, tive que dar minha opinião sincera. Não havia fontes de água por perto. Percebi que ele ficou triste. Continuou buscando um lugar para reunir os seus jovens. Lembrava- me um passarinho buscando construir o ninho para pôr os filhotes.
Padre Mario Bonatti
Anos depois apareceu a oportunidade de adquirir uma rádio em Cachoeira Paulista (SP) e padre Jonas interessou-se por ela e conseguiu adquiri-la com a colaboração de muita gente. Foi uma graça de Deus, com certeza, foi o início da Canção Nova. Servirá para documentar esta fase dessa obra de Deus.
Os anos em que o padre Jonas passou em Lorena foram documentados em depoimentos de jovens que com ele conviveram. Pude contar com a colaboração do professor Sodero e de alunos do curso de História do centro Unisal de Lorena. O material poderá resultar em um CD ou livro documental. Antes de vir para Lorena, padre Jonas esteve em Campos do Jordão. Vinha de um trabalho intenso no Centro de Pastoral dos Salesianos em São Paulo, onde criara o Movimento ‘Construindo’. Com a colaboração de outros padres salesianos, consta que ele foi pioneiro na Pastoral para os Jovens, inspirado nos Cursilhos de Cristandade”.
:. Veja outras homenagens para o monsenhor Jonas Abib
:.Visite também o site do Santuário do Pai da Misericórdias
:.Portal Canção Nova lança novo site do monsenhor Jonas