Padre Jonas, servidor fecundo para o bem da Igreja e tantas almas
Rezemos com as palavras de Dom Lessa ditas na homilia das exéquias de Padre Jonas Abib no dia 13 de dezembro de 2021:
Meus irmãos, eu era bem jovem, talvez tivesse os meus quarenta anos, quando a esposa do governador do meu estado me procurou porque queria vender a televisão. Oferecia a televisão a nós por oito milhões, que há 37 anos era dinheiro. Eu não tinha esse dinheiro. Procurei durante um ano. Até no exterior fui, mas nada. Aí, eu me lembrei desse homem de Deus, cujo núcleo de comunicação era o Mistério de Deus, da Trindade Santa, era a Igreja e, depois, seguindo naturalmente os Sacramentos.
A Glória de Deus será manifestada
Quando eu falei para ele, ele me perguntou: “Eu não tenho o dinheiro. Você tem o dinheiro?”. E eu disse: “Ah, Padre Jonas, nem eu nem o senhor temos, mas eu tenho certeza que Deus tem. Se nós dois nos unirmos, a Glória de Deus será manifestada. Não será nem minha glória nem sua. Será a Glória de Deus”.
Olha, essas palavras simples tocaram o coração dele. Ele me disse, depois, que foi por causa dessas palavras que ele foi para lá, e lá nos reunimos sem ter um tostão na mão. Conseguimos 500 mil emprestados para dar de entrada. Aliás, nesse tempo, nós conversamos com a senhora, que era dona do canal de televisão, e descemos de 8 milhões para 4,5 milhões.
Quando Padre Jonas foi lá, já estava em 4,5 milhões, e ela ainda aceitou que fossem pagos em prestações. O Padre Jonas se empenhou. Nós arrumamos 500 mil emprestados e, depois, vocês, o povo de Deus, mensalmente – acho que eram 250 mil – foram pagando o resto.
Deus, então, o chamou para esta missão e colocou nas mãos dele o instrumento, que é a televisão. Hoje, ele não precisa de televisão. Ele está na face de Deus, na Glória de Deus. Mas, com certeza, de lá, ele sabe o valor deste meio de comunicação. Ele vai interceder junto ao Pai para que a obra d’Ele, que é obra do Espírito através dele, continue para a Glória de Deus, o bem das almas e das pessoas.
Padre Jonas, tu que estás na Glória de Deus. Roga por tua Igreja, por esta obra que nasceu do Espírito através da sua fé. Amém!”
Transcrição e adaptação: Ester Vieira
Deus abençoe!
Sônia Venâncio
Missionária da Comunidade Canção Nova