A amizade nos leva a experimentar as riquezas do outro

Uma amizade verdadeira é capaz de construir um ser humano melhor

Nas primeiras páginas das Sagradas Escrituras, Deus olha a criação e, diante de tanta beleza, só uma coisa Ele vê e diz que não é boa: a solidão do homem. Quando o Senhor diz: “Não é bom que o homem esteja só” (cf. Gn 2,18), para além da necessidade de uma companheira do sexo oposto, Ele vê que, para o homem, era necessária a convivência com outras pessoas. O homem é um ser que se relaciona e é criado para estar com os outros. É no envolvimento dos relacionamentos humanos que vamos nos conhecendo e nos dando a conhecer.

a_amizade_nos_leva_a_experimentar_as_riquezas_do_outro
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

:. Você tem um amigo?

:. Oração, um trato de amizade com Deus

Nesses relacionamentos sempre somos presenteados com os verdadeiros amigos. Aqueles que, um dia, entraram em nossa vida, fizeram a diferença e nunca mais saíram dela, pois ajudaram a construir parte da nossa história de vida.

Uma amizade verdadeira é capaz de construir um ser humano melhor, que não tem medo de dizer a verdade com amor nem foge na hora da dor e que, acima de tudo, sabe partilhar as alegrias e as conquistas da caminhada. Amizades que suportaram o passar dos anos e os grandes desafios de cada tempo. Eu mesmo posso testemunhar o sustento que a presença dos amigos representa na minha vida. Amigos que, desde o início da fundação da Comunidade Canção Nova, abraçaram os mesmos ideais meus e se comprometeram dia a dia com essa obra.

Muitos fizeram essa história comigo e não me atrevo a dizer o nome de nenhum por receio de me esquecer de algum deles, o que seria uma grande injustiça, tendo em vista que eu mesmo preciso reconhecer que hoje sou um homem melhor por causa desses meus amigos. Pessoas que se aproximaram, ficaram e nunca mais saíram da minha história pessoal e da história da Canção Nova. A novidade dessa canção se faz pela fidelidade de tantos amigos que – espalhados pelo mundo, aqui tão perto de nós ou um pouco mais distantes – são Canção Nova por meio de uma amizade bonita, que não nasceu de uma vontade meramente humana, mas de um querer primeiro de Deus.

“Chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai” (Jo 15,15). Chamar de amigo demonstra a confiança de partilhar vida e sonhos, dores e lutas, desejos e conquistas, enfim, essa amizade é tão profunda que nos faz viver assim há tanto tempo e sermos felizes. Essa amizade não cria grupos fechados e exclusivos; ao contrário, é aberta a todos aqueles que se aproximarem. Você faz parte dessa amizade tão linda e tão forte que Deus mesmo estabeleceu entre nós. A cada dia que se passa nos conhecemos mais, vamos nos assumindo como verdadeiros amigos em direção ao critério mais sublime de amizade dito por Cristo: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos” (Jo 15,13).

Eu escolhi um dia responder ao amor de Deus, que me chamava, e me comprometi a “ser tudo para todos”, tenho me esforçado para cumprir isso, sei que posso melhorar muito e quero fazer isso, a cada dia, por saber que vale a pena dar a minha vida por você que é meu amigo. Agradeço a Deus por sua amizade verdadeira, que se manifesta sempre de forma concreta, e me comprometo a ser fiel a essa nossa amizade.

É bom ter você como amigo!

Monsenhor Jonas Abib

Veja também:

:. A sexualidade masculina vivida de forma errada

:. A importância de viver a sexualidade feminina em Deus 

                                             Adquira                                             como_se_dar_bem_com_quem_você_quer_bem

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.