A fé de expectativa nos leva à esperança
A fé é um dom por excelência, tão importante quanto o dom maior, que é o amor, do qual Paulo fala na Primeira Epístola aos Coríntios, cap. 13. É o dom da fé carismática. Chama-se fé carismática, porque é um dom de real expectativa: ele não me faz apenas acreditar em algo; faz com que eu acredite e espere que aconteça.
Fé e esperança estão muito ligadas. A fé de expectativa nos leva à esperança, cria todo um comportamento. É isso que o Espírito Santo suscita em nós: atitudes novas.
O Senhor quer mudar nossas atitudes, Ele quer dar a nós a fé de expectativa, fé de quem espera que cada um dos dons se realize.
A fé carismática sustenta todos os demais dons. O Espírito Santo quer nos dar o dom carismático da fé, o dom de expectativa que muda a nossa mente, que muda as nossas atitudes.
Devemos viver pela fé e não apenas pelo raciocínio, por isso, o dom carismático da fé é tão precioso!
Infelizmente, derrubamos com palavras aquilo que acreditamos. Muitas vezes, oramos ao Senhor com fé, mas depois dizemos palavras que destroem tudo. Palavras negativas, palavras de murmuração, palavras de quem não acredita.
Precisamos cooperar com o dom da fé, não somos mais crianças para nos deixar levar ao sabor das situações. Não, pelo contrário, o Senhor precisa que sejamos homens e mulheres de fé.
Seu irmão,
Padre Jonas Abib