A tolice de ceder ao pecado

“Assim como acolhestes o Cristo Jesus, o Senhor, assim continuai caminhando com ele. Continuai enraizados nele, edificados sobre ele, firmes na fé tal qual vos foi ensinada, transbordando em ação de graças. Que ninguém vos faça prisioneiros de teorias e conversas sem fundamento, conforme tradições humanas, segundo os elementos do cosmo, e não segundo Cristo. Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. E nele participais da plenitude, nele que é a cabeça de todo principado e potestade. Nele também fostes circuncidados, não por mãos humanas, mas na circuncisão de Cristo, pelo despojamento do corpo carnal. No batismo, fostes sepultados com ele, com ele também fostes ressuscitados, pela fé na força de Deus que o ressuscitou dentre os mortos. E a vós que estáveis mortos por causa de vossas faltas e da incircuncisão de vossa carne, Deus vos deu a vida com ele, quando ele nos perdoou todas as nossas faltas. Deus anulou o documento que, por suas prescrições, nos era contrário e o eliminou, cravando-o na cruz; despojou os principados e as potestades e os deu publicamente em espetáculo, arrastando-os no seu cortejo triunfal” (Colossenses 2,6-15).

“Deus quer que valorizemos o que Ele fez por nós”, adverte monsenhor Jonas

Nós, que já conhecemos o Senhor, precisamos valorizar aquilo que Ele fez por nós. A nossa salvação não foi qualquer coisa; nós estaríamos condenados se Deus não interviesse por nós. Ele quer que valorizemos o que Ele fez por nós.

Ore comigo: “Obrigado, Senhor, porque entrou na minha vida, levantou-me e ressuscitou-me. Eu estava errado, no caminho do pecado e o inimigo estava condenando-me diante do Senhor, mas a sua misericórdia comigo deu-me vida nova e ressuscitou-me. Muito obrigado, Senhor!”

A Carta aos Colossenses nos diz que existia contra nós um documento e que satanás o trazia para Deus. O Senhor pegou este documento, pregou-o na cruz com Ele e Seu Sangue foi apagando. Somos tolos quando cedemos ao pecado, depois que Deus tirou as nossas “vestes sujas”. É uma loucura e uma terrível ingratidão para com Ele. Hoje, a Palavra de Deus está nos alertando e é por isso que nós dizemos: “Por Hoje Não (PHN), por hoje não vou mais pecar!”

Quando a tentação vier, não olhemos apenas os grandes pecados, pois é também pelos pequenos que ela entra em nossas vidas. Precisamos dizer que o demônio não tem mais vez na nossa vida, porque já rompemos com eles [pecados]. Olhe para os tempos em que você viveu longe do Senhor e veja o que aconteceu, por graça, quando você rompeu com o pecado.

O Senhor nosso Deus “despojou os principados e as potestades e os deu publicamente em espetáculo, arrastando-os no seu cortejo triunfal” (Cl 2,15).

São Paulo está usando de um acontecimento que aquele povo costumava ver com frequência. Quando um general vencia uma batalha, ele pegava o vencido, fazia um cortejo e o humilhava. O general e o rei colocavam os vencidos nas situações mais ridículas e, naquele cortejo triunfal, onde, muitas vezes, o vencedor também ia, humilhavam-nos e expunham-nos às situações mais ridículas. O vencedor ia, no seu carro, com o pé no pescoço do vencido. Para este era a maior humilhação, pois o povo aplaudia o vencedor.

Deus é o vencedor e Ele pôs o pé na nuca do inimigo e o humilhou. Aí está a razão pela qual o Senhor está nos convidando a romper com o pecado e voltarmos inteiramente para Ele, uma vez que Ele nos dá a graça de sermos seus apóstolos, missionários e dedicarmos nossa vida a ajudar os outros na salvação. É algo muito sério, pois o Senhor merece que nós invistemos a nossa vida na salvação. Precisamos gastar nossa vida para a salvação de outros, porque fomos resgatados por Ele.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.