:: Apóstolos num Campo Novo

Homilia do Padre Jonas Abib
nesta terça-feira, 12/julho/2006


Como nos diz a primeira leitura de hoje, uma coisa terrível que os pagãos tinham era a prostituição sagrada, porque, para eles, o melhor meio para um homem entrar em contato com a divindade era através do ápice do prazer sexual. Foi uma inversão total de valores que o demônio colocou na cabeça daqueles pagãos. Imagine o que foi isso para o povo de Israel. Deus não queria que os homens de Israel se casassem com mulheres pagãs, exatamente porque elas traziam estas crenças para eles.

Assim como nos tempos de prostituição havia toda uma preparação, enfeites, uma atração, nós temos visto que o nosso povo também está se prostituindo, assistindo todas as noites uma “escola de depravação”, que são as novelas. Mas, assim como Deus quis que Oséias sentisse em seu coração o mesmo que Ele sentia por Seu povo, colocando no coração dele a Sua misericórdia, o Senhor faz o mesmo conosco, porque Ele não pegou qualquer um, é uma coisa nominal.

Hoje, o Senhor faz a mesma coisa para reconquistar o Seu povo, que se perde na prostituição. Ele vê o quanto esse povo precisa de auxílio, por isso está buscando operários para a Sua messe, como vimos na homilia de ontem. Espanta-nos ver Deus buscar os mais depravados, mas é isso o que Ele faz. Uma mãe, por exemplo, cuida de todos os filhos, mas se preocupa mais com o “descabeçado”. Ela não quer perder nenhum deles, por isso se debruça sobre aquele que dá mais trabalho. Isso nos traz uma grande responsabilidade.

Cada época tem os seus apóstolos e em todas as gerações o Senhor precisa escolher novos apóstolos, novos operários. Principalmente, você, a quem Deus escolheu como consagrado, não foi você quem escolheu ser assim, foi o Senhor quem o escolheu.

Nós sabemos que Deus não escolhe aqueles já têm qualidades; pelo contrário, Ele qualifica os seus escolhidos. Escolhe os fracos, e escolheu a nós.

Jesus é o “tronco da videira” da vida, mas sem nós, que somos os ramos, Ele não tem braços nem pernas. Nós somos os ramos e Jesus quer que os frutos sejam produzidos neles, que são frágeis, pois somos nós.

Diante do Evangelho de hoje, eu posso dizer que Ele chamou você pelo nome para ser Seu apóstolo. É preciso semear um campo novo, e esse campo é a sua casa. Agora, se você não está vendo os “frutos” do seu trabalho, vá “colhê-los no quintal” de outras pessoas, porque o Senhor providenciará alguém para cuidar do seu próprio quintal, da sua casa, para que nenhum de seus frutos se perca. Deus não joga ninguém no lixo. Ninguém da sua casa, que está próximo a você, é uma ovelha negra, talvez seja apenas uma ovelha perdida, de quem o Senhor cuidará, pois o Reino de Deus está próximo. Só depende de nós, se fizermos a coisa certa, acontecerá.

Jesus, dê-me a firmeza de apóstolo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!

Seu irmão,
Padre Jonas Abib

Conheça produtos do

.: Devocionário
à Divina
Misericórdia

de Padre Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.