São José, porém, foi o “molde” com o qual Jesus foi formado
Ser pai é muito mais do que, simplesmente, fecundar a esposa e conceber um filho. Ser pai é educar, é formar. José foi escolhido por Deus e assumiu totalmente a missão de “ser pai” do Menino Jesus.
Na educação de um filho, o pai é imprescindível. A importância de Maria é inegável. Foi Ela quem mais cooperou com o plano da Salvação. São José, porém, foi o “molde” no qual Jesus foi formado.
Na Canção Nova há uma imagem da Sagrada Família feita a partir de um tronco de árvore. O artista talhou-o aos poucos e trabalhou nele até que adquirisse a forma das três pessoas: Jesus, Maria e José.
Depois disso, aperfeiçoou os detalhes com muita habilidade, e o resultado foi uma verdadeira “cópia da Sagrada Família”. Afirmo, sem medo, que o Pai ousou formar seu Filho no “molde” que foi José, para imprimir na humanidade de Jesus a sua imagem e semelhança.
E para que José fosse aquele “molde” que Deus queria, deu-lhe Maria como esposa. Por disposição do Pai, Ela foi a formadora de José, para que ele fosse, por sua vez, o formador de Jesus. Maria foi o instrumento de Deus para a santidade de José, ajudando-o na missão de formar Jesus.
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib
Trecho extraído do livro Valei-nos, São José, de monsenhor Jonas Abib