Combatentes na Esperança

O Pai tem uma morada para cada um de nós no céu. Essa é a esperança que nós, combatentes, precisamos assumir a cada dia mais e proclamar aos quatro cantos da terra. Temos lá uma morada: somos cidadãos do céu. Pousada é o lugar onde você pousa para descansar e depois, no dia seguinte, continua a caminhada. Mas morada é o lugar onde a pessoa permanece. Não é lugar de passagem: é lugar para morar; lugar para permanecer.

“É no alto que está a vossa meta, não na terra”

Confira esta promessa no Evangelho de São João:

‘“Não se perturbe o vosso coração; vós credes em Deus, crede também em mim. Na casa do meu Pai, há muitas MORADAS. Senão, porventura eu vós teria dito que ia preparar-vos o lugar onde ficareis? Quando tiver ido prepará-lo para vós, voltarei e vos tomarei comigo, de tal sorte que lá onde eu estiver também vós estejais. Quando ao lugar para onde vou, vós sabereis o caminho. Tomé lhe disse: ‘Senhor, nós nem sabemos para onde vais, como poderíamos saber o caminho?’ Jesus lhe disse: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao pai a não por mim’” (Jo 14,1-6).

Sempre comparo as moradas do céu com a beleza dos arranjos de flores. Sua é um arranjo [de flores], e o Pai precisa de você para que toda a sua família possa morar no céu. Lá há lugar para ela. Jesus foi preparar esse caminho.

“Quando tiver ido prepará-lo para nós, voltarei e vos tomarei comigo, de tal sorte que lá onde eu estiver também vós estejais.”

Jesus foi na frente para preparar o nosso lugar. Há um lugar no céu que é somente seu, e isso não é egoísmo; pelo contrário: é uma grande responsabilidade. Ninguém poderá ocupar esse lugar, porque o Senhor o preparou e reservou exclusivamente para você.

Você já imaginou a dor no coração de Deus se encontrar seu lugar vazio? Jesus se humilhou, se fez homem e morreu numa cruz para que você ocupasse o seu lugar no céu.

Ninguém pode faltar! Cristo morreu por nós, mas ressuscitou e subiu ao céu. Agora, lá [no céu], Ele é nosso Intercessor. E, como Ele, precisamos investir a nossa vida no resgate dos outros.

A Palavra d Deus nos instrui e nos orienta a agirmos de forma nova:

“Procurai primeiro o Reino e a justiça de Deus, e tudo vos será dado por acréscimo” (Mt 6,33).

É justo que Deus tenha o que é d’Ele. Justiça é dar a cada um o que lhe cabe: o que lhe é próprio. Você é de Deus. É justo que você se entregue a Deus e viva inteiramente para Ele. Viva para os interesses d’Ele. E o interesse d’Ele são almas: muitas almas.

Infelizmente as pessoas investem a vida em busca de lucro; vivem em função do dinheiro. Investem no consumo daquilo que provoca morte: tanto a morte para esta vida, como a morte eterna. Nós precisamos do para ter a coragem de investir a vida, não nos bens passageiros e ilusórios, mas na conquista dos bens eternos. A pPlavra de Deus é clara: quem investe a vida no Reino e na justiça de Deus receberá já neste mundo o cêntuplo e no futuro a vida eterna.

Devemos estar voltados para o alto, como diz a Sagrada Escritura na Carta aos Colossenses:
“Visto que ressuscitastes com Cristo, procurai o que está no alto, lá onde se encontra Cristo, sentado à direita de Deus; é no alto que esta a vossa meta, não na terra” (Cl 3,1-2).

A nossa meta está no céu junto de Cristo. Um dia estaremos ressuscitados com Ele. Nossa meta está no céu e não na terra. Apenas passamos por esta terra. Mas é dela que mandamos a matéria-prima para que o Senhor construa nossa morada no céu; não somente para nós, mas para toda a nossa família. Você pertence a uma família que vai morar no céu.

É por isso que vale a pena todo esforço, luta, suor e lágrimas. Você combate por si e por todos eles, é também por isso que Deus fez de você um combatente.

Precisamos ser decididos! O grande mal é que levamos a nossa vida no “mais ou menos”. A decisão de romper com o pecado cabe a nós, e Deus aí está, com toda Sua graça, para nos liberar do pecado. Decida-se:

Você precisa lutar e chegar íntegro ao céu. O céu é para os decididos, para os violentos; o inferno é para os moles, os fracos e indecisos.

Se cairmos durante a caminhada, a receita certa é: arrependimento. Arrependa-se imediatamente, pois temos um Defensor, um Advogado de defesa diante do Pai: Jesus Cristo, o Justo. Ele é vítima de expiação por nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos do mundo inteiro.

Trecho do livro: “Combatentes na Esperança” de monsenhor Jonas Abib

Veja também:

Loja Virtual:
.: DVD
‘Como é linda a nossa família’ , de Monsenhor Jonas Abib

Coletânea de palestras – Vol. II em CD, de Monsenhor Jonas Abib

Coletânea de palestras – Vol. I em CD
Monsenhor Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.