Talvez você fique se perguntando: “Será que meus filhos vão seguir o que eu disser?”. Mais do que você imagina! Tenha a certeza disso. Dentro dos seus filhos há uma sede de Deus, uma sede pela verdade.
Foto: ArquivoCN
Tobit teve a coragem de dizer a seu filho: Não receies, filho, pelo fato de termos ficado pobres.Terás muitos bens, se fores temente a Deus e te mantiveres afastado de todo pecado, agindo sempre bem na presença do Senhor teu Deus (Tb 4,21).
A reação do filho foi imediata: “Então, Tobias respondeu a seu pai, Tobit: ‘Farei tudo o que me ordenaste, meu pai’” (Tb 5,1).
Vou lhe contar um fato importante: o padre Robert DeGrandis, ssj, esteve na Comunidade Canção Nova pregando em um retiro. Durante a refeição em nossa casa, contou-nos que uma pesquisa feita com delinquentes, nos Estados Unidos, mostrou a força que a verdade tem no interior das pessoas, mesmo quando são delinquentes.
A pesquisa não buscava atingir a verdade de Deus,mas simplesmente a verdade. Por exemplo: apresentavam ao delinquente a verdade sobre o crime que ele cometera e media-se, a partir daí, a sua reação. Os pesquisadores perceberam que a primeira reação da pessoa, diante da verdade apresentada, era defender-se, resistir, dizer que era mentira. Alguns ficavam enfurecidos; outros, mais inteligentes, não se enfureciam, mas faziam de tudo para negar. Outros se calavam, mas negavam o fato por meio de sua linguagem corporal. Essa era a primeira reação: negar a verdade.
Logo depois, a pessoa começava a ficar incomodada. A verdade que fora semeada dentro dela começava a incomodar, a ponto de o delinquente não suportá-la mais. A verdade explodia dentro dele; e não aguentando mais, acabava confessando o crime.
Por quê? Porque a verdade, quando plantada na pessoa, age como uma semente cheia de vida. Mesmo rejeitada de início, ela acaba se encontrando com a verdade que já está dentro dela. Até mesmo um delinquente tem a verdade dentro de si!
O seu filho não é um delinquente, graças a Deus! Mas, mesmo que ele tenha chegado a esse ponto, a verdade está nele! Deus está nele! Ele é a riqueza do Senhor! Você, que é pai, deve levar a verdade a seu filho corajosamente. O problema é que somos covardes, medrosos, não acreditamos na força da verdade.
Leia mais:
:: Um conselho para o seu casamento ser vitorioso
:: O inimigo usa armadilhas para acabar com o seu matrimônio
:: Saiba como salvar o seu casamento
Deus vem, por meio de uma pesquisa feita com delinquentes, dizer-nos: “Meu filho, você que é pai, ouse levar a verdade a seus filhos. Ouse levar-Me, pois Eu sou a verdade. Os seus filhos precisam disso, dentro deles há uma verdade correspondente”.
Se você não apresenta a verdade a seus filhos, não adianta. O delinquente muda, porque alguém mostrou-lhe a verdade. Ele resistiu, recusou, mas a verdade explodiu
nele. Acredite nisso, pois essa é a riqueza que você tem para os seus filhos, é a riqueza que seu filho precisa receber de você.
Imagine o seguinte: acontece um acidente e seu filho está sob os escombros. Os bombeiros precisam de alguém para ir lá embaixo fazer o resgate. Eles, que são mais fortes e têm mais técnica, precisam ficar em cima e comandar a operação. Não há ninguém melhor do que
você para ir lá embaixo pegar o seu filho. Você o conhece, ele vai escutá-lo. Você aceita ou não resgatar seu filho? Claro que sim, mesmo que você morra tentando!
Chegou a hora! Deus está precisando de você para não perder seus filhos, e você será como a isca no anzol. Quando o seu filho o vir descendo pelas cordas de Deus, pelas cordas dos santos que intercedem por você e pela sua família, pelas cordas dos anjos que estão rodeando o seu lar, quando se apresentar diante dele como exemplo, tenha a certeza de que ele vai se agarrar a você.
Atrás está uma equipe inteira, até mesmo um comandante dos bombeiros observando toda a operação, esse é Jesus. Há bombeiros muito valentes, anjos e santos, que estão na operação, mas quem faz o resgate é você!
É isso que precisa acontecer com todos os homens. Creio que, agora, você tenha entendido a sua missão e acabe com o pecado em sua vida.
Deus tem feito prodígios por intermédio das mulheres, mas, hoje, porque o resgate é mais arriscado, porque é preciso salvar filhos que são seus e que são de Deus, ele precisa de você, homem.
O intermediário entre a equipe de salvamento e aquele que precisa ser salvo pode muito bem ser chamado de intercessor, porque ele está na “intercessão’’. Ele está entre um e outro. Hoje, a nossa intercessão sobe a esse grau. Claro, é preciso muita oração, nada se faz sem ela. Mas não é só: Deus precisa de sua vida de homem, precisa que você seja o resgate para os seus filhos.
Demonstre que você toma uma atitude ativa e se entrega ao Senhor: “Sim, meu Deus, eu aceito! O Senhor falou claramente”.
Eis-me aqui, meu Deus. Entrego-me, rendo-me. Já compreendi que essa é a riqueza que preciso dar à minha família. Decido-me a ser Teu, a pertencer-Te. Rompo com o pecado, com a vida velha, e decido-me a resgatar os meus filhos e muitas outras pessoas para o Senhor. Graças à Tua Palavra, eu conheci a verdade e decido-me por Ti. Vou romper com o pecado. Não posso mais viver nessa situação. Vou ser um intercessor, mesmo que eu pereça. Vou resgatar pessoas. Eis aqui o Teu servo, Senhor. Amém!
Graças a Deus, Tobias, o filho de Tobit, disse para o seu pai: “Farei tudo o que me ordenaste” (Tb 5,1b). Tenha a certeza: seu filho vai fazer o mesmo.