Deus quer formar um povo de louvor

O louvor é importante até mesmo na tribulação

O Senhor, no meio de todas essas situações,  já está reunindo um povo de louvor. Primeiro, para que nós O louvemos; segundo, que louvemos os tempos difíceis que virão e não deixemos de adorar, glorificar quando chegar o que a Bíblia chama de “grande tribulação”.

deus quer formar um povo de louvor
Foto: Wesley Almeida/CN

 

Adestrados no louvor

Não seremos um povo de louvor para os tempos difíceis se não formos treinados agora. Deus está nos “treinando”! Vou usar até uma palavra melhor: Ele está nos “adestrando”.

O cão adestrado faz coisas admiráveis, e o faz porque é adestrado. Inclusive, aprende a encontrar coisas, tóxicos, maconha e cocaína.

O Senhor está nos adestrando agora, está juntando um povo de louvor. Ele está preparando um povo bem disposto, adestrado. Precisamos nos deixar adestrar pelo Senhor.

Temos vivido até agora como cães vira-latas, vivemos de brincadeira, ao sabor do mundo. Tudo já está tramado, tudo já está confabulado para o mal. O Senhor quer recolher de tudo isso um povo que seja d’Ele.

Seremos muitos, graças a Deus! Hoje, nós não nos conhecemos, mas quando formos reunidos, veremos que não somos poucos, não! O Senhor quer formar um povo de louvor e há muita gente que precisa ouvir, porque vão se tornar esse povo.

O que Deus quer de nós?

“Estai sempre alegres. Estai sempre alegres. Dai graças, em toda e qualquer situação, porque esta é a vontade de Deus, no Cristo Jesus, a vosso respeito” (I Ts 5, 16).

O que Deus quer de nós? Primeiro: que estejamos sempre contentes. Segundo: que oremos continuamente sem cessar. Terceiro: que demos graças em toda e qualquer situação.

Estai sempre alegres

Estar sempre contente quer dizer estar alegre sem cessar. Mas você diz: “Nós não temos problemas?”. Temos! O treinamento de Deus consiste em nos ensinar que, apesar dos problemas, temos de estar alegres.

Por que temos de estar contentes? Por causa dos problemas? Claro que não! Porque, apesar deles, estamos vivos e somos servos do Senhor.

“Mesmo na tempestade, mesmo que se agite o mar, Te louvo em verdade! Mesmo longe dos meus, mesmo na solidão, Te louvo em verdade! Pois somente tenho a Ti, Tu és a minha herança. Te louvo em verdade!”.

Leia também:

:: Nos tempos difíceis, não temeremos!
:: A tristeza nos intoxica
:: Dê graças em todas as circunstâncias
:: Fazer tudo para glorificar a Deus

Alegria é dom de Deus! Você pode não estar sorrindo “arreganhado”, mas o seu interior está sorrindo, está em paz e feliz. Há horas que minhas emoções também me traem. Os problemas são meus, mas a minha cara é dos outros. Isso não é fingimento.

O fato de um problema ser um problema, indica que tem solução – todo matemático sabe disso – e nós temos de enfrentá-lo.

As pessoas dizem: “Não sou assim. Eu sou autêntico, mostro minha cara”. Isso não é autenticidade, é falta de educação. “Problemas sempre tereis!” Imagine se ficarmos de cara amarrada toda vez. Quando chegar a grande tribulação, como vamos enfrentá-la? Se não aprendermos, se não se treinarmos agora, não vamos suportar.

Orai sem cessar

Moisés, no alto do monte, orava com os braços erguidos. Quando ele se cansava e abaixava os braços, o povo de Deus começava a perder a guerra. Começaram a perceber isso, e Araão colocou uma pedra debaixo dos braços de Moisés. Na hora que Moisés começou a orar sem cessar, o exército de Israel venceu definitivamente a guerra.

Que o nosso coração se volte ao Senhor. Mesmo ocupados, que nossa mente e coração estejam em Deus. Ao errarmos, peçamos perdão a Deus; na hora de alegria, agradeçamos ao Senhor; nas horas de dificuldade, peçamos a Ele que nos ampare.

Dai graças em toda e qualquer situação

Dai graças ao Senhor! Em outras palavras, louvai em toda e qualquer situação. Costumamos louvar quando estamos bem, quando acordamos felizes, mas a Palavra nos diz que devemos louvar em todas as situações. Daí, nos perguntamos: “Como eu vou louvar com meu filho nas drogas?”. Você não louva por isso, mas sim porque o Senhor é soberano sobre essa situação. Ele tem as rédeas nas mãos. Quando você louva, une-se a Ele.

Nas suas situações, Jesus é soberano. Seus olhos devem fixar-se, assim conseguirá orar sem cessar, mesmo em meio aos problemas.

Nós oramos mesmo diante dos problemas e, então, a solução de Deus vem até nós, a vitória vem sobre o problema.

Nas tribulações, ficamos para baixo. Os homens deixam a barba crescer, afundam-se na bebida. As pessoas em geral comem demais ou deixam de comer, relaxam na saúde, perdem a disciplina, deixam-se levar pelo temperamento, perdem a linha… Mas não deve ser assim. Que você aprenda, agora, a louvar, dar graças em todas as situações sem cessar, para que, quando chegarem as horas difíceis, você esteja preparado.

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.