Começamos um tempo novo e nem imaginamos para onde Deus vai nos levar. Deus sabe de todas as nossas necessidades, e se fico querendo canalizar tudo em meu querer, eu só atrapalho. Se eu abro mão, é claro que Deus vai atender às minhas necessidades no Seu momento e do Seu jeito.
As pessoas escapam das mãos de Deus porque não há oração desinteressada. Ele é bom e cheio de compaixão para conosco e bondosamente nos esperou. Agora nos coloca na Sua escola para aprendermos a buscá-Lo, porque Ele é Deus, o nosso Deus. Nesta escola, é preciso se disciplinar: a disciplina gera santos. Para que a disciplina aconteça, é necessário que haja organização. Precisamos organizar a nossa vida em todos os sentidos: organizar nossa vida com Deus, nossa vida de trabalho, nosso interior, nossa casa. Enfim, se faz necessário começar por esta retomada pela organização, das mínimas às grandes coisas que envolvem a nossa vida. Na nossa vida, nada deve ficar entulhado. A revisão de vida nos leva a uma maior intimidade com o Senhor, acalma nosso interior agitado, nos faz perceber a ação da providência Divina em nossas vidas.
Jesus diz à samaritana: “Mas vem a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade. Estes são os adoradores que o Pai procura” ( Jo 4,23). Deus é espírito, e Seus adoradores devem adorá-Lo em espírito e em verdade. Ele quer que sejamos esses verdadeiros adoradores e quer investir em nós, adestrando-nos. Quem entra nos caminhos da miséria humana, espiritual e da depravação, cairá de miséria em miséria. Mas essa própria miséria cria dentro de nós uma sede de Deus.
Deus quer levá-lo à adoração não para você agir como egoísta, se considerando o adorador. Quando você encontrar-se com Aquele o qual você foi feito para adorar, sentirá um impulso e perceberá os muitos irmãos que possuem essa mesma sede que você tinha, precisando conhecer e adorar o Deus verdadeiro. Por isso você vai sair correndo na direção deles. Não para trazê-los para si e nem para convencê-los com seus argumentos. Você vai trazê-los e até empurrá-los para que se aproximem de Jesus; para que O ouçam e vejam.
Devolve-me, Senhor, o faro adorador. E que, impulsionado por esse faro e atraído por Ti, eu faça tudo para ir em Tua direção e depois precipitar-me em Ti. É para isso que Tu me chamas! Para entrar dentro de Ti, ser possuído e Te possuir, sem pensar mais em mim mesmo e nas necessidades dos meus, sabendo que tudo isso virá por acréscimo.
Virá principalmente o Teu Reino porque busco o principal. Sei que quando se busca o Reino e a sua justiça, tudo mais nos será dado por acréscimo. Senhor, quero ir cada vez mais para dentro do Teu coração, deslizando nos Teus propósitos e desígnios. Faz em mim o Teu querer. Impregna-me dos Teus projetos. Quero e preciso ser um profundo adorador. Assim serei um maravilhoso trabalhador: intrépido, ousado. Irei para águas mais profundas com a Tua coragem. Que eu Te procure cada vez mais! Que eu Te fareje cada vez mais! Eis-me aqui, Senhor!
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Trecho extraído do livro “Agora meus olhos Te viram!” do monsenhor Jonas Abib