Sempre me perguntei o significado da expressão o Espírito de Deus repousa sobre mim. repousava sobre o ungido do Senhor.
Então me perguntava sobre o sentido da palavra “repousava”. Queria entender profundamente seu significado. Finalmente, lendo bastante a A Sagrada Escritura diz que o Espírito pairava sobre as águas e sobre o caos; tudo era desordem e escuridão.
Eis a beleza disso: assim como o Divino Espírito Santo pousava sobre o caos no princípio da criação, Ele pousa também sobre o nosso caos, sobre a bagunça que existe dentro de nós.
Outra descoberta que me ajudou foi saber que a palavra hebraica para “repousava” ou “pairava” é a mesma usada para dizer quando a galinha estende as asas para chocar os ovos. Portanto, para expressar que o Espírito de Deus pairava sobre as águas, o autor não tinha uma palavra específica, assim sendo, ele disse que o Espírito de Deus estava com as asas abertas chocando sobre as águas, como faz uma galinha ou uma pomba. O Espírito de Deus pairava ou chocava naquele caos, pondo ordem, beleza e vida na desordem. diz: haja luz e a luz acontece; haja terra e a terra acontece; surjam as plantas e as plantas surgem; venham as aves do céu e elas vêm; venham os animais selvagens, domésticos e répteis e eles vêm; venham os luminares do céu e eles vêm. Daquela bagunça esta é uma boa tradução em português para caos surgem a ordem, a beleza, a vida, a perfeição, porque ali pousou o Espírito Santo.
Pode-se dizer: o Espírito de Deus repousa sobre mim, Ele está sobre mim assim como estava sobre Jesus, com asas abertas. Foi justamente isso que aconteceu no de Cristo. O Espírito estava ali com asas abertas, pousando, como se Ele estivesse chocando sobre Jesus. Esse mesmo Espírito repousa sobre nós e podemos cantar: Espírito de Deus repousa sobre mim e, assim, caminhando eu vou. Caminhando quer dizer caminhar efetivamente, ou seja, viver, trabalhar com o Espírito de Deus repousando sobre nós.
Deus não ignora que existe desordem dentro de nós. Não somos como gostaríamos de ser. Trazemos feridas, marcas e revoluções, e mil e uma coisas. Por isso, sobre todo este caos repousa o Espírito Santo de Deus. O Todo-poderoso não ignora o lamaçal do nosso passado com as consequências nas quais nos atolamos e que nos impedem de caminhar e nos obrigam a rastejar sobre toda essa bagunça. Talvez a vida intimamente seja um caos, de tal forma que não conseguimos entender, mas agora temos conhecimento de que sobre este caos repousa o Espírito Santo.
Trecho do livro