O ministério que você exerce é um desígnio de Deus

 É preciso que você abrace o seu ministério, porque ele é um desígnio de Deus

Na proclamação do Evangelho de hoje, vemos que Jesus subiu ao monte, um lugar muito importante, pois foi lá que o Espírito Santo Lhe mostrou que Ele precisava de um grupo específico de fiéis para o acompanhar a todo o instante, e estes seriam seus apóstolos.

O ponto-chave da nossa vida é o nosso encontro pessoal com Cristo. “Então, Jesus designou doze homens para que ficassem com ele e para os enviar a pregar.” Depois desses doze, podemos colocar o nosso nome também. O ministério que exercemos é um desígnio de Deus, e só podemos exercê-lo com ardor e entusiasmo. Reze: “É o ministério que o Senhor me confiou, por isso vou exercê-lo e dar a vida por ele”.

Quando estava para ser ordenado diácono, senti que o Senhor queria me dar o ministério da Palavra, mas o que vinha ao meu coração era o ministério da eficácia da Palavra. Eu achei demais, mas aceitei. Mais tarde, fiz uma música baseada neste chamado: “Deixa tuas redes, deixa teu lar. Deixa teus campos, deixa por mim. Meu operário eu te farei, irmão e amigo eu te serei. Eis-me, Senhor; tudo deixei por Ti, Senhor. Senhor, meu amigo, assim lado a lado eu caminho, confiante. Onde fores eu vou. Senhor não pergunto pra onde me levas. Se Tu queres, eu quero; se Tu fores, eu vou”.

O ministério que você exerce é um desígnio de Deus

Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Graças a Deus, eu abracei essa causa! Não duvido que o Senhor tenha me dado e confiado o ministério da Palavra. Há 51 anos, venho exercendo esse ministério.

É preciso que você abrace o seu ministério, porque ele é um desígnio de Deus para você. Aceite isso de coração e você vai exercê-lo com toda sua alma e todo o seu coração.

Jesus vai ao alto do monte para orar e escolher aqueles que o Espírito Santo haveria de Lhe apontar. O Senhor, inspirado pelo Espírito, escolheu doze homens para que ficassem com ele e pregassem com autoridade. Os apóstolos eram os grandes companheiros de Jesus e amigos do peito. Eles estavam ali para o que desse e viesse. Mais do que isso: eles eram íntimos do Senhor, mesmo com suas fraquezas. Nós também temos fraquezas, mas o Senhor quer que fiquemos com Ele. É preciso ficarmos com o Pai, sermos íntimos do Senhor. Os apóstolos não eram próximos de Deus, mas aprenderam a sê-lo.

Você precisa ser íntimo do Senhor, porque, do contrário, seu ministério pode se tornar uma hipocrisia. Meu irmão e minha irmã, fique com o Senhor, gaste seu tempo na presença d’Ele. Não sou um exemplo, mas, graças a Deus, além de orar em línguas em quatro momentos do dia, à tarde eu faço o meu momento de adoração. Vou para a capela e as pessoas não me chamam, respeitam esse tempo, porque sabem que eu preciso desse momento de adoração para não cair na hipocrisia.

De onde vem essa autoridade de que fala a Palavra? “Porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui há poucos dias” (Atos 1,5).

Os ministérios do Espírito Santo devem ser exercidos com força, entusiamo e dinamismo. Essa força e esse dinamismo são dados pelo Espírito Santo, e é assim que o Senhor quer que exerçamos os dons e os ministérios do Paráclito.

Nós precisamos fazer com que o nosso ministério seja um com o Espírito Santo, a ponto de estarmos tão unidos com o Espírito que as pessoas não nos “veem”, mas vejam o Espírito Santo em nós. Como diz a Palavra: “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo”.

O ministério que você exerce é um desígnio de Deus

Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

O mártir dá sua vida testemunhando sua fé, sua entrega. “Sereis minhas testemunhas”. O Senhor merece que demos a vida ao ministério que Ele nos confiou. Abra-se para que o seu ministério se estenda até onde Deus quiser.

Uma recomendação: “Por esse motivo, eu te exorto a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos” (2 Tm1,6). A Palavra nos fala sobre o sacramento da ordem, e Timóteo recebeu, pelas mãos de Paulo, o Espírito Santo. Havia um dom ali, que Timóteo recebeu por imposição das mãos de Paulo. “Deus não nos deu um Espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e sabedoria”. Era capaz que Timóteo estivesse desanimado e passasse por dificuldades, mas Paulo não lhe deu apenas meras considerações, e sim lhe disse: “Timóteo, reinflama o dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos”.

O poder de Deus está com você e Ele não vai se perder. Mais do que nunca, o mundo inteiro e nosso país precisam ser redespertados. Tudo mostra que a coisa vai ficar mais “preta” em nosso país, mas o Senhor está conosco e é Ele que vem nos dizer: “Desperte, povo meu, para o louvor e para a adoração. Desperte para bendizer aquele que é Santo”. Essa é uma Palavra profética, em um momento de oração, que se tornou música:

“Desperta, povo meu, para o louvor e a adoração. Desperta, povo meu, pra bendizer Aquele que é Santo. Desperta, povo meu, para o louvor e a adoração. Desperta, povo meu, pra bendizer Aquele que é Santo. Desperta povo meu, pois quero restaurar-te. Desperta, desperta, meu Israel, meu amado. Precisas confiar em Mim, não perdes nada em acreditar. Que sigo ao teu lado, sou teu Deus, um Deus apaixonado. Precisas confiar em Mim, não perdes nada em acreditar. Que sigo ao teu lado, sou teu Deus, um Deus apaixonado”. (Eugênio Jorge)

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.