O missionário Barnabé

Deus escolheu José, também chamado Barnabé, para que ele compreendesse e acolhesse a conversão de Saulo.

Saulo perseguia os judeus, tinha ódio daquela nova seita que surgia: os seguidores de Jesus. Ele fazia isso com a consciência tranqüila, porque tinha grande formação no judaísmo, e ver Jesus transformando o seu judaísmo era uma coisa afrontosa. Como bom judeu, ele movia toda uma perseguição contra Jesus.

Ele vai para Damasco a fim de prender e levar à morte todos aqueles que professassem tal fé. Jesus então aparece para Saulo e este Lhe pergunta: “Senhor, o que quer que eu faça?”

Jesus também aparece para Ananias para que ele vá impor as mãos sobre Saulo para curá-lo da cegueira. Ananias impõe as mãos sobre Saulo e este recebe duas graças: caem como que escamas de seus olhos e ele fica cheio do Espírito Santo a ponto de mudar seu coração; tudo por obra do Espírito Santo. Saulo começa a pregar que Jesus é o Messias, o enviado do Filho de Deus. Por tudo isso, lá em Jerusalém todos ficam desconfiados. Será que ele não nos está fazendo mais uma traição? Saulo é deixado de lado por anos, só depois ele vai se encontrar com Pedro e Tiago. Daí a importância da festa de hoje.

José teve a graça de entender que a conversão de Saulo era verdadeira e que Jesus estava chamando-o para levar o Evangelho às nações. Aqueles que foram perseguidos em Jerusalém pelo próprio Saulo, pedem aos cristãos que eles se afastem, porque seriam arrasados. Aconselhados pelos apóstolos, cada um foi para um lado. Mas cada um que ia para um lugar diferente, levava o Evangelho consigo e pregava aos judeus nas sinagogas.

Aqueles que foram para Antioquia começaram a pedir que se realizasse neles o batismo no Espírito, e quem O recebia, recebia também os seus dons. A notícia do que estava acontecendo naquele lugar começou a chegar em Jerusalém, que os pagãos estavam se convertendo, recebendo e usando os dons do Espírito.

Os apóstolos em Jerusalém, por prudência, escolhem Barnabé para ir a Antioquia. Ele vai até lá e vê que tudo aquilo era verdade, ele viu uma comunidade se formando fervorosa e intrépida, levando cada vez mais as pessoas ao Batismo, a usar os dons do Espírito Santo. Ele fica surpreso, mas não pode ir contra a realidade. Barnabé avisa aos apóstolos de que realmente aquilo tudo era verdade, mas logo o Espírito Santo põe na mente dele: “Vai buscar Saulo”.

Saulo teve que esperar todo esse tempo e o próprio Senhor foi preparando o coração de dele. Ele tinha dentro de si todo um ardor, uma ousadia para pregar o Evangelho, mas ficou de castigo e para provar que a conversão dele era real, ele obedeceu. Ele não deixava de anunciar o Evangelho a quem ele podia, mas o apostolado que ele começou a fazer, tinha parado, obedecendo aos apóstolos e ao Espírito Santo. Mas Barnabé o leva a Antioquia e acontece a maravilha: Saulo passa um ano inteiro vivendo naquela comunidade e vendo com seus próprios olhos o que é que Deus queria dele para as nações. Paulo vê ali o modelo de evangelização que Deus queria que ele fizesse.

Passado esse ano, eles partem para a primeira viagem apostólica que Paulo fez para evangelizar os não judeus.

Os pagãos eram idolatras e não sabiam nada do povo judeu. Saulo e Barnabé, então, vão de lugar a lugar pregar o que viram em Antioquia e levar as pessoas ao Batismo no Espírito Santo. Aqueles homens e mulheres pagãos acabavam tendo um entusiasmo por Jesus, porque eles haviam O conhecido através de Paulo e Barnabé.

Como resultado daquela viagem, eles foram obrigados a fazer o primeiro Concílio da Igreja, que foi o de Jerusalém. Pois lá chegavam notícias alarmantes de que eles estavam destruindo as raízes do judaísmo, porque os judeus acreditavam que para ser cristão era preciso conhecer todas as práticas judaicas para depois receber o Batismo.

Meus irmãos, muitos de nós vivemos isso em um encontro de jovens ou num cursilho de cristandade. Tivemos a graça do primeiro encontro pessoal com Jesus, a conversão, mudamos de vida e a graça do Batismo no Espírito Santo. No mundo de hoje, na situação em que estamos vivendo, se não for pelo derramamento do Espírito, as pessoas não chegam à conversão e aceitação do Evangelho. O mundo não é mais cristão, a mentalidade de hoje é pagã. Estamos vivendo num mundo pagão como Saulo e Barnabé estavam, o que precisamos fazer é incentivar, encorajar as pessoas a usar os dons do Espírito Santo. Não podemos nos encurralar medrosos diante dos tempos de hoje. Ao contrario, é neste momento, por causa dessa situação em que vivemos, que devemos usar toda a nossa força e coragem para levar essa graça a muitos, aos pagãos que talvez vivam dentro de nossa casa.

Como eles vão mudar? Do mesmo jeito que nós mudamos, do jeito que mudaram os pagãos a quem Paulo levou o Espírito Santo. Nós estamos realizando as palavras de Deus

Derrama Senhor o Espírito Santo sobre nós, pois, diante das situações do mundo, estamos nos esvaziando. Renova o derramamento do Espírito Santo em mim, Senhor. Renova o seu carisma. Dá-nos a intrepidez de Saulo e Barnabé, que corajosamente transformaram o mundo. Obrigado Senhor porque Pedro pôde chegar com Paulo até Roma.

Senhor, depois desta , onde somos impulsionados a ir a uma missão ardorosa de fazer a evangelização, nós só o faremos pelo Espírito Santo para que sejamos verdadeiramente missionários.

Padre Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.