A maior alegria do Senhor é ver acontecer, na vida de Seus filhos, o que Ele sonhou para cada um deles
“Depois levantou-se, seguiu Elias e pôs-se ao seu serviço” (1Rs 19,21b). Eliseu partiu simplesmente para servir seu mestre, Elias; não imaginou nada mais. Deus é quem tinha sonhos a respeito dele. A maior alegria do Senhor é ver acontecer na vida de Seus filhos o que Ele sonhou para cada um deles.
Quando nos entregamos nas mãos de Deus, não imaginamos a altura do sonho do Senhor a nosso respeito. Santa Teresinha do Menino Jesus imaginava o que viria a ser? No que se tornaria para a juventude?
A quantidade de Igrejas, dioceses e cidades consagradas a ela é impressionante! Teresinha, que foi para o Carmelo com quinze anos e lá permaneceu por apenas nove anos, podia imaginar a amplitude do sonho de Deus para ela? Que santidade de vida! Você não é menos amado que Santa Teresinha!
Eu não imaginava a amplitude do sonho de Deus para mim, assim como você não imagina a dimensão do sonho d’Ele para você. O Senhor tem muito a fazer com você! Eliseu jamais poderia imaginar o que Ele faria por meio das mãos de Elias.
Elias tomou então seu manto, enrolou-o e bateu com ele nas águas, que se dividiram para os dois lados, de modo que ambos passaram a pé enxuto. Depois que passaram, Elias disse a Eliseu: “Pede o que queres que eu te faça antes de ser arrebatado da tua presença”. Eliseu disse: “Que me seja dado o dobro do teu espírito” (2Rs 2,8-9).
Antigamente, quando um pai dividia sua herança entre seus filhos, para o primogênito era dada uma porção dupla da herança. Deus queria distribuir o Espírito Santo que estava em Elias a todos os discípulos. Mas Eliseu, sentindo-se tão pequeno, tão incapaz, pediu-lhe uma parte dupla.
“Pedes uma coisa difícil, replicou Elias. Entretanto, se me vires quando eu for arrebatado de ti, isso te será dado: mas se não me vires, não te será dado.
Continuando o seu caminho, entretidos a conversar, eis que de repente um carro de fogo com cavalos de fogo os separou um do outro, e Elias subiu ao céu num turbilhão.
Vendo isso, Eliseu exclamou: ‘Meu pai, meu pai! Carro e cavalaria de Israel!’ E não o viu mais. Tomando então as suas vestes, rasgou-as em duas partes.
Apanhou o manto que Elias deixara cair, e voltando até o Jordão, parou à beira do rio.
Tomou o manto que Elias deixara cair, feriu com ele as águas, dizendo: ‘Onde está o Senhor, o Deus de Elias? Onde está ele?’ Tendo ferido as águas, estas separaram-se para um e outro lado, e Eliseu passou. Os filhos dos profetas que estavam em Jericó, vendo o que acontecera defronte deles, disseram: O Espírito de Elias repousa em Eliseu” (2Rs 2,10-15a).
Se entregarmos o que somos e o que temos ao Senhor, Ele tomará uma porção dobrada do Espírito Santo e a derramará sobre nós.
A demonstração de que realmente o Espírito de Deus, que atuava em Elias, repouso sobre Eliseu, foi ele passar a ousar no poder de Deus, assim como seu mestre Elias. Começou a usar os carismas, a realizar os prodígios como seu mestre. Se Elias ressuscitou um, Eliseu ressuscitou dois. Tudo o que Elias fez, Eliseu fez em dobro. Confira isso na sua Bíblia. Está no segundo livro de Reis, a partir do capítulo três.
É isso que Jesus quer fazer conosco. Existe uma multidão que precisa d’Ele, que necessita ser resgatada e salva. Hoje, o Senhor precisa de cada um de nós, como naquele tempo precisou de Eliseu. Ele precisa de mim e de você cheios do Espírito Santo.
Não queira menos. Assim como Eliseu pediu porção dobrada do Espírito Santo, queria-a também. O mesmo Espírito que conduzia os profetas é o que nos é dado agora. O mesmo Espírito que estava com Jesus e n’Ele agia, é o Espírito que nos é dado. Por isso, ore pedindo ao Pai que lhe dê uma porção dobrada do Espírito Santo:
“Sim, ó Pai, é isso que eu peço para mim e para todos os meus. Derrama, Senhor, uma porção dobrada do Teu Espírito Santo, para que realizemos maravilhas com a profissão que o Senhor nos deu, para que realizemos prodígios com os instrumentais que o Senhor colocou em nossas mãos. Dá-nos, Senhor, porção dobrada do Teu Espírito, para que aconteça em nossa vida o que aconteceu na vida dos santos, por causa da necessidade do Teu povo. Eis aqui o Teu servo, faça-se em mim segundo a Tua vontade. Amém!
Artigo extraído do livro ‘O Espírito sopra onde quer’, de monsenhor Jonas Abib.