Ouça homília do monsenhor na Terra Santa

Homilia do monsenhor Jonas Abib, na igreja do Gallicantu, por ocasião de uma peregrinação na Terra Santa. A igreja recorda o local em que Pedro negou Jesus, cumprindo a famosa profecia do Senhor: “Antes que o calo cante, três vezes me negarás” (Marcos 14,72). Com estilo moderno, foi construída no lugar em que Cristo ficou preso no palácio do sumo-sacerdote Caifás. Em sua cripta, encontram-se antigas grutas nas quais se acredita que o Senhor tenha passado à noite, antes de ser levado a julgamento diante de Pôncio Pilatos.

“Pedro aqui chorou amargamente por ter negado Jesus. Esse apóstolo, como nós, era um grande autosuficiente. Encontrou Jesus e O amou, mas não tinha deixado a autosuficiência. O Senhor precisa arrancá-la [a autosuficiência] dele, pois o discípulo confiava demasiadamente em si e não podia continuar assim.

» Ouça essa homilia na íntegra
Aqui na casa de Caifás Pedro ficou pelos cantos e negou o Senhor três vezes, ele pecou pela sua fraqueza, excesso de orgulho e autosuficiência, mas graças a Deus, quando o galo cantou, ele “se tocou”: esse foi o momento mais importante de sua vida, ele não se desesperou como Judas, graças a Deus, como Paulo, aqui ele “caiu do cavalo”, aqui ele descobriu que o Reino de Deus é dos humildes e não dos autosuficientes. Assim, após a Ressurreição, Jesus terminou de fazer os últimos ajustes para ele [Pedro] assumir a sua missão. É preciso zelo, ardor, mas também humildade. Ninguém vai entrar no reinado de Deus com a autosuficiência. Em outras palavras: colocando totalmente a confiança em nós mesmos.

Nós pensamos que – apoiados em nossa busca de Deus e em nossa atuação dentro da Igreja – entraremos assim no Reino dos Céus, mas nos enganamos. A confiança excessiva em nós mesmos nos retira dele [Reino dos Céus]. Há um grande risco, para nós que trabalhamos na evangelização, de carregarmos nossa autosuficiência. Nós não podemos ir para a missão com uma exagerada confiança em nós mesmos. Aqui [casa de Caifás] Pedro se libertou desse mal [autosuficiência].

Eu preciso, Senhor, tocar na humildade, na humildade de coração. Senhor, faz com que “caia a minha ficha”. Eu não posso caminhar com o meu orgulho, com a minha autosuficiência. Eu digo e quero dizer: eu e minha casa serviremos ao Senhor, mas na humildade. Que o teu Espírito possa me dar esta graça de ser liberto de minha autosuficiência.”

Trecho da homília de monsenhor Jonas Abib proclamada na Terra Santa em 11/08/05.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.