Para ter a coragem dos apóstolos

Coragem não é auto-sugestão, mas fruto do Espírito

 

A coragem que nós encontramos nos apóstolos é resultado da ação do Espírito Santo, mas não era suficiente que eles apenas a recebessem, era preciso também que assumissem essa coragem que o Espírito Santo colocava neles. Não que os apóstolos fossem todos corajosos, provavelmente, na humanidade deles, eles estavam apavorados, porque sabiam muito bem como estava reagindo o sumo sacerdote, de modo que sabiam que este poderia condená-los, assim como fizeram com Jesus mais tarde.

800 x 300

Monsenhor Jonas Abib – Créditos: Arquivo Canção Nova

 

Então, é certo que eles temiam e tremiam. Mas comandados por Jesus e certos de que o Espírito Santo estava neles se enchiam de coragem e seguiam Jesus. É essa a coragem que precisamos viver.

Pergunte-me se eu não tremo por dentro diante das dificuldades da Canção Nova? Claro que sim, não só eu, como também a Luzia e o Eto, pois somos nós que tomamos a frente de tudo.

 

Você já observou que, quando alguém ameaça o seu rosto –, principalmente os seus olhos –, você reage imediatamente, fechando os seus olhos e afastando o seu rosto? É óbvio que sim, pois somos humanos, mas precisamos buscar a coragem do Espírito Santo. Muitas pessoas pensam que – para sermos corajosos – é preciso que nos sintamos com coragem; mas não, às vezes, é com medo que enfrentamos os maiores desafios.

 

Deus não nos dá a coragem de uma única vez, ao contrário, Ele vai nos dando-a aos poucos, por isso, quando iniciamos o caminho, nos sentimos temerosos e inseguros, mas Deus nos fortalece e nos encoraja de acordo com o nosso caminhar, para que não percamos a coragem para continuar. Um exemplo disso é o apóstolo Pedro, quando caminha sobre as águas ao encontro de Jesus. Foi a força do Espírito Santo que lhe deu coragem para que tomasse aquela atitude de ir ao encontro de Jesus sobre as águas.

 

Não são raras as vezes em que nos vemos em situações que nos dão medo.

 

Somente em Deus nos fortalecemos, porque coragem não é auto-sugestão, é dom do Espírito Santo! É preciso que coloquemos em ação esse dom que o Espírito Santo nos dá, inclusive nas coisas mais concretas da vida, como o casamento, pois qual é o casal que não tem dificuldades no casamento? Qual é o pai e a mãe que não enfrentam problemas com os seus filhos? Assim como, há filhos que enfrentam dificuldades com os pais.

 

O mundo de hoje nos tira a iniciativa, a força de vontade, a coragem de enfrentar os problemas e nos torna pessoas tímidas e sem atitudes.

 

É isso o que o príncipe desse mundo quer de nós: nos ver jogados de situação em situação e nos fazer de bobos.

A nossa cultura faz com que recuemos diante das dificuldades e não enfrentemos o problema de frente; mas Jesus está nos ensinando que não podemos nos deixar levar pela insegurança. Somos humanos, sim, mas recebemos o Seu Espírito por meio da eucaristia, da crisma e também da comunhão diária e, assim, adquirimos forças para continuar. Isso é fé, porque cremos que a coragem do Espírito Santo está em nós, e quanto mais enfrentamos as situações, tanto mais vamos criando coragem de enfrentá-las.

 

Jesus, hoje, está lhe dizendo: “Coragem, meu filho! Coragem, minha filha, Eu estou com vocês, o meu Espírito está com vocês”.

 

A nossa força divina é igual a dos apóstolos, porque a coragem e a força de Deus estão em nós. Diga ao Senhor que você quer aprender a enfrentar todos os problemas que aparecem diante de você.

 

 

Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.