Reavivados pela Palavra de Deus

Para que a ressurreição aconteça em nossa vida é preciso viver segundo a Palavra de Deus

Há uma promessa firmada na Palavra de Deus: “Teus mortos, porém, reviverão! Seus cadáveres vão se levantar!” (Is 26,19a).  Por isso ele nos dá uma ordem: “Acordai para cantar, vós que dormis debaixo da terra! Pois teu orvalho é orvalho de luz e a terra restituirá à luz seus mortos” (Is 26, 19b). 

Mesmo que as coisas estejam ruins em nossa vida, em nossa família e na comunidade, até mesmo se já sofremos muito com diversas decepções e nos encontramos sem esperança, o Senhor quer plantar em nosso coração a semente da ressurreição. Podemos confiar no poder de Deus.

Ore com fé: 

“Obrigado, Senhor, pela certeza que inspira em meu coração. Por mim, estaria desanimado e sem esperança. Mas o Senhor inspira agora essa certeza em meu coração. Eu acolho e quero que ela seja semente dentro de mim. Não quero mais deixar-me guiar pelos meus sentimentos, mas pela certeza da ressurreição que o Senhor põe em mim.” 

No livro Ezequiel, capítulo 37, lemos algo que está acontecendo atualmente. O Senhor dá ao profeta a visão de imenso campo, repleto de ossos ressequidos e espalhados pelo chão. Acompanhe: “Então, ele me disse: ‘Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel'” (Ez 37,11a).

Reavivados pela Palavra de Deus

A Palavra de Deus contextualizada em nossa vida:

Hoje, o Senhor nos diz: “Esses ossos são sua família, sua casa, é o povo ao qual você pertence. São as pessoas que você ama que estão assim. Essa é a situação de sua nação, de tantos filhos e filhas da Igreja batizados que estão ao seu redor”.

Então, ele me disse: “Filho do homem, esses ossos são toda a casa de Israel. Eles dizem: ‘Nossos ossos estão secos, nossa esperança acabou, estamos perdidos!’ Por isso, profetiza e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus” (Ez 37,11-12a).

A primeira ordem do Senhor é essa: “Por isso, profetiza”. Devemos ter a Palavra de Deus em nossa boca. O Senhor quer que a pronunciemos para a graça acontecer. Se não o fizermos, ela não se concretizará.

Veja um exemplo: em todos os sacramentos da Igreja, além da matéria que se usa, há uma palavra que deve ser pronunciada. No batismo, não basta simplesmente derramar água na cabeça daquele que está sendo batizado, é preciso que se pronunciem as palavras: “Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

No sacramento do matrimônio, é necessário que os noivos pronunciem as palavras: “Eu te recebo como meu (minha) esposo (a) e lhe prometo ser fiel…” No sacramento da penitência, depois de confessarmos nossos pecados, é preciso que o sacerdote pronuncie a fórmula da absolvição, em nome de Jesus.

O Senhor nos ordena que pronunciemos Sua Palavra, para que a Ressurreição que Ele prometeu aconteça. Essas ossadas são nossa casa, nossa família, nossos filhos, nosso casamento, nossa atual situação. Essas ossadas somos nós mesmos, é a situação do nosso povo. A verdade de Deus, a certeza que Ele semeou em nosso coração, é: “Teus mortos, porém reviverão! Seus cadáveres vão se levantar! Acordai para cantar, vós que dormis debaixo da terra! Pois teu orvalho de luz e a terra restituirá à luz seus mortos” (Is 26,19).

Talvez você diga: “Eu não tenho mais nenhuma esperança, meu casamento, minha família e minha situação financeira estão perdidos! Eu estou perdido!” Só que Deus não pensa assim. Ele quer que vejamos a obra d’Ele se realizando em nós.

O Espírito Santo, enviado pelo Pai, ressuscitou Jesus dentre os mortos; Ele que, por causa dos nossos pecados, jazia no sepulcro. O Senhor quer colocar em nós esse mesmo Espírito, a fim de que Ele também nos ressuscite dos mortos!

Tenha a certeza de que “seus mortos reviverão”, seu casamento, sua família e todos os seus entes queridos ressuscitarão. Mas é preciso que você pronuncie a Palavra de Deus.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.