Renova minha fé, Senhor!

É isso que eu peço para você, que o Senhor redesperte a sua fé

“Logo em seguida, Jesus mandou que os discípulos entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões.
Depois de despedi-las, subiu à montanha, a sós, para orar. Anoiteceu, e Jesus continuava lá, sozinho. O barco, entretanto, já longe da terra, era atormentado pelas ondas, pois o vento era contrário.
Nas últimas horas da noite, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, ficaram apavorados e disseram: “É um fantasma”. E gritaram de medo. Mas Jesus logo lhes falou: ‘Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!'”
 (Mt 14, 22).

A fé é o primeiro dom que recebemos, e isso acontece no batismo.

Nas horas de problemas, não sentimos Deus, pois a emoção é forte, há um barulho por dentro, a perturbação interior é tão grande que nada nos atinge.

Artigo SextaFoto: Wesley Almeida/CN

Mesmo sem sentir a força de Deus que nos sustenta, vivamos pela fé

Nos momentos difíceis, não percebemos as pessoas que estão ao nosso lado. Sentimos que estamos sozinhos, mas não estamos.

Os nossos sentidos não mostram nada, mas pela fé tocamos em Deus, sabemos que Ele está conosco, embora não O sintamos. Quanto mais crescemos em santidade, menos sentimos as consolações; por isso precisamos viver apenas pela fé que temos.

As pessoas dizem que não têm fé, mas eu lhe digo, meu filho, que você a tem, porque os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis (cf. Rm 11,29).

O Senhor não volta atrás, e o primeiro dom que Ele nos deu foi a fé. O primeiro chamado que recebemos é para sermos cristãos.

São Paulo fez questão de usar um termo romano, que ainda se usa hoje juridicamente: “irrevogável”.

Uma coisa é ter fé, outra é usá-la. Para você entender bem isso, dou um exemplo: se eu tirar meus óculos, não conseguirei ler. Perceba: Eu tenho óculos e com eles eu enxergo, mas se eu não o usar, não enxergarei.

Fé não é sentir, mas acreditar. E você acredita por causa do dom da fé que Deus lhe deu, ela está em você. O Espírito Santo que está em você move a nossa fé.

Veja também:
:: Monsenhor Jonas nos exorta à prática da fé e dos dons do Espírito
:: Reviva momentos de fortalecimento da fé
:: Deixe que Deus esteja presente em seu dia a dia

Na Canção Nova tudo veio pela fé

O chão que você pisa na Canção Nova é resultado da fé; também as câmeras e o som que você ouve. Não que eu viva sentindo a fé, que eu veja Nossa Senhora ou Jesus. Não!

Por isso eu peço ao Senhor que redesperte a fé em você como quem abana a brasa quase apagada, para que a certeza da fé se acenda novamente. A própria palavra “Espírito” quer dizer “sopro”. Se eu não abanarmos nossa fé, ela criará cinzas.

Os sinais de Deus em nossa vida

Os índios distinguem muito bem um animal no meio da mata. Seja pelas pegadas ou por outros pequenos sinais, eles sabem que por ali passou um animal grande ou pequeno. Ao seguir esses sinais, eles conseguem capturar a presa. Ou seja, os índios percebem as consequências que aquele animal deixa no caminho.

Precisamos perceber as pegadas de Deus, as consequências d’Ele na nossa vida. Tenhamos os olhos abertos para o Senhor, vejamos as coisas que já aconteceram, até mesmo os problemas, e perceberemos que Deus passou por ali e cuidou de nós. Se não fosse Ele, coitados de nós! Deixemos de ser tão insensíveis, para sintonizar logo e perceber os sinais do Senhor.

O que você tem vivido? Coisas difíceis no trabalho, em casa, com a família ou talvez com você mesmo? Talvez seja vício, mágoa, ressentimento ou raiva.

Que o Senhor reacenda no seu coração o dom da fé; e reacendendo-a, você possa viver a certeza de que, nas horas de angústia, em que tudo é contraditório, Senhor fez e se faz presente, Ele está sempre junto de nós.

Precisamos viver na certeza da fé. O Espírito Santo revela ao nosso coração as certezas de Deus.

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.