:: Valeis mais que os pardais

 

.: Ouça esta homilia na íntegra
Sois mais que passarinhos. O Pai cuida do pardal, muito mais de vós, que valeis muito mais do que muitos pardais. O que acontecer não tenhais medo, valei muito mais do que os pardais.
Nós podemos cantar o salmo 31 em qualquer situação da nossa vida“vós sois para mim proteção e refúgio”.

Hoje, olhando para Eliana me lembrei, do que aconteceu com ela e o Fábio. Quando começaram a namorar ele foi conhecer os pais dela, e quando voltaram, aconteceu àquela tragédia.
Eles sofreram um acidente e o pai da Eliana veio a falecer. A Eliana e o Fábio ficaram bastante feridos. Mesmo diante dessa situação cantamos“Vós sois para mim proteção e refúgio”.

A Eliana ficou completamente quebrada, quebrou a bacia, a clavícula. O banco em que o seu pai estava esmagou o músculo da sua perna, e o médico disse que ela não andaria mais, mas graças a Deus isso não aconteceu. E o Fábio até pouco tempo passou por uma cirurgia na perna.

Eu contei isso, para dizer que em qualquer situação da nossa vida, Deus vem correndo ao nosso encontro. No filme Paixão de Cristo, quando Jesus cai pela primeira vez, Nossa Senhora vai correndo para pegá-lo.
Conosco é assim, por mais dura que seja a queda da nossa vida. Mesmo que você esteja literalmente quebrado como o Fábio, se você está quebrado e caído no chão, o Senhor está indo ao seu encontro.

E que bonito, esse é um salmo penitencial, de quando Davi cometeu o pecado do adultério. Ele mandou matar o seu soldado mais fiel. E Davi para esconder o seu erro para cometer o seu adultério, mandou matar Urias. Mas imagina como deveria estar o coração de Davi, nada estava indo bem, até que ele disse: “Confessei, afinal, meu pecado, e minha falta vos fiz conhecer”

Talvez você tenha cometido o adultério como Davi, ou mentira e muitas outras coisas. E hoje, não é somente os homens que cometem adultério, mas as mulheres também. E que lindo se você também fizer como Davi, confessar os seus pecados.
Como é um alívio quando cometemos um pecado e confessamos, porque nós temos a graça de sermos perdoados. Que maravilha olhar cara a cara com o Senhor e dizer “Obrigado Senhor por que o Senhor perdoou os meus pecados”.

“Vós sois para mim proteção e refúgio, eu canto bem alto a vossa salvação”

Muitas vezes quebramos o nosso casamento, assim quebramos a nossa sociedade com o Senhor. Casamento é primeiramente parceria com Deus. O casal se associa a Deus para se unir aquela pessoa, para realizar a vontade de Deus.

Na verdade foi Deus que escolheu vocês primeiro. Não foi os seus olhos bonitos, ou o seu jeito de galã. Deus usou disso para unir vocês, foi Deus quem quis.
O Senhor já havia escolhido cada um de vocês, por isso não dá para romper.
Se você tem dois livros dá para dividir, eu fico com um e você fica com outro.


Mas se eu pegar o meu livro e tentar dividir eu não estou dividindo, eu estou dilacerando. Mesmo que se, eu quisesse dividir, não estaria divindo, estaria dilacerando. Olha a situação do meu livro. Sempre sobra um pedacinho, e não é um pedaço insignificante, são um, dois ou três filhos, com um ou dois netos. Os casais não estão se dividindo a palavra correta é dilacerando-se.

Nesse final de semana o acampamento com o tema Sede fecundos, o padre Léo vai falar sobre toda a fecundidade espiritual, muito mais do que a fecundidade do corpo.

Eu tinha todas as qualidades para ser um bom marido, para ser um bom pai, casa e família sempre me encantou. A minha família era toda unida, como um bolinho de gato, claro que saía algumas unhadas, porque gato tem unhas, mas é natural de família. Eu tive um bom exemplo de família.

Assim como o passarinho tem o seu ninho, eu tinha o meu ninho, tinha a minha família a minha casa. Essa foi a parte mais difícil da minha vocação sair de casa. Mas modéstia as favas, olha quanto filhos, como eu fui fecundo e até materialmente. Se a fecundidade do corpo funciona, imagina a fecundidade espiritual.

 

Minha mãe uma vez confessou que quando brigava com meu pai, eles nunca iam dormir sem se reconciliar. Mesmo quando estavam enfezados, nunca dormiam sem se reconciliar.

É bom perdoar filhos, mesmo quando eles nos decepcionam a ponto de arrancar pecados de nós, mas como é bom perdoar.
Existe o amor carnal, um amor biológico, pois foi os nossos pais que nos fizeram, então já existe um amor natural.

Somos carne da mesma carne, o natural já é se perdoar, o não natural é não se perdoar. Como marido e mulher que são uma só carne e não se perdoam.
Assim como a pai, mãe e filho que nos decepcionam, arrancam pedaços, mas depois que se perdoa tudo se refaz.

Quando a gente se perdoa que fecundidade vem daí. Todos nos precisamos de amar, assim como precisamos ser amados. Tanto como precisamos perdoar, como precisamos ser perdoados.

Transcrição: Priscilla Rodrigues
Fotos e áudios: Caio Rigotti

.: Ouça o salmo na voz de Eliana Ribeiro
 

 

Adquira no

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.