Homilia do Monsenhor Jonas Abib durante a Missa de encerramento da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a Canção Nova
Eu João vi um novo céu e uma nova terra, porque o céu e a terra haviam desaparecido. (Ap 21,1)
Deus deu a João a graça de ver um novo céu e uma nova terra, e o apóstolo anunciou essa novidade e nos encheu de esperança. Assim, podemos também nós nos lançar para o novo céu e para a nova terra.
Ouça homilia na íntegra:
O coração de Nossa Senhora triunfou quando viu Jesus no Calvário e também quando Ele Ressuscitou. Ela foi assunta ao céu com seu corpo glorioso, dizendo: Meus filhos, eu estou aqui, penhorando a sua vinda para cá e você terá um corpo como o meu!
Maria tem triunfado, tem vencido as lutas e ainda triunfará muito mais no decorrer de nossa história. Ela terá a primeira participação no triunfo da Terra, ela virá com Jesus buscar Seus filhos. Nossa Senhora virá para que nós também sejamos ressuscitados com ela.
O Senhor espera que alcancemos um novo céu e uma nova terra. Essa é a grande vitória de Maria, e ela luta para que não nos percamos no caminho.
Um dia, estaremos com o corpo ressuscitado, na glória como Maria. Essa é a grande verdade! Meus irmãos, toda morte, todo luto, toda dor desaparecerá. Tudo passará! É claro que existe dor, mas se até Maria passou por ela, nós também passaremos. O próprio Senhor enxugará todas as nossas lágrimas.
Não estamos longe dos problemas! Vemos, pela TV, o massacre que está tirando a vida de muitas pessoas no Oriente. Mas não é somente este massacre que vem tirando vidas; as coisas mundanas também estão destruindo famílias, crianças, adolescentes e cônjuges. A internet também é fonte de massacre da Doutrina de nossa Igreja.
Precisamos ser firmes, não podemos abdicar do Evangelho, não podemos abdicar em nada da nossa religião. É uma luta, mas precisamos vencê-la. Há um vento contrário querendo destruir tudo o que fazemos, existe uma força dizendo ‘não’ a tudo o que é nosso, mas não podemos nos entregar, é o momento de sermos fortes, de nos preocuparmos e vigiarmos.
Precisamos lutar contra as tribulações que vêm contra nós. O mundo não nos quer no novo céu nem na nova terra, mas Nossa Senhora estará sempre conosco nos momentos bons e nos ruins. Busquemos a presença dela em nossas vidas.
Hoje, mais uma vez, com a visita de Nossa Senhora, ela vem nos dizer que está conosco. Tenhamos essa certeza: somos filhos de Maria, temos uma Mãe, nossa protetora. A imagem de Nossa Senhora nos diz muito, mas o tempo todo precisamos nos basear na Palavra de Deus.
Obrigado, Nossa Senhora, porque és nossa Mãe e nos visita. Obrigado por penetrar em nossa vida e fazer parte do que vivemos. Anuncie-nos para uma nova terra, para junto de ti, para que assim participemos do seu triunfo.
Transcrição e adaptação: Karina Aparecida