A alegria do Senhor é a nossa força!

Após a dor pela morte de Cristo, dias depois, os apóstolos foram tomados pela alegria do Senhor ressuscitado. Toda força de morte e sofrimento, que pesava sobre eles, foi retirada pela força da ressurreição.

A alegria é fruto do Espírito Santo: precisamos estar repletos d’Ele para que esta virtude preencha toda a nossa vida. Nem mesmo a luta e o sofrimento pelos quais passamos podem destruir a nossa alegria. O Senhor dá a nós, seus combatentes, esta palavra de ordem:

“Não estejais na tristeza, pois a alegria do Senhor será a vossa força” (Ne 8,10).

Isso foi dito ao povo de Deus numa situação dramática. Eles tinham voltado do exílio e encontraram suas casas destruídas, sua cidade devastada e o templo arrasado: uma verdadeira profanação que os deixou consternados (Confira Neemias 2,17-20).

Estamos na mesma situação. Como é possível ter alegria em meio a tanto sofrimento? Só pela força da ressurreição de Jesus e pelo derramamento do Espírito Santo d’Ele sobre nós. Pois a alegria vem do Senhor. É um dom de Deus. É fruto do Espírito Santo. Não é a alegria natural: é a alegria do Senhor de que precisamos para enfrentar e superar nossos problemas. Somente unidos a Cristo é possível sermos felizes, mesmo em meio às tribulações.

Tudo fica pior quando começamos a reclamar e a criticar tudo e todos. Agindo assim, os pensamentos negativos vão nos corroendo por dentro, a ponto de chegar um ponto em que não suportaremos mais. Tristeza cultivada é “ferrugem” do coração!

Portanto, irmãos: A alegria do Senhor é a nossa força!

seu irmão,

Padre Jonas Abib

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.