O Espírito Santo repousa sobre nós para fazer a mesma coisa que fez no começo da criação
Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com
O Espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor consagrou-me pela unção (Is 61,1a). Essa palavra “repousa” tem o mesmo significado do termo “pairar” que está em Gênesis: O Espírito de Deus pairava sobre o caos no começo da criação (Gn 1,2b). O Espírito Santo, ao pairar sobre o caos, fez dele um lugar de ordem e beleza. E a criação toda veio a partir disso. O pairar do Gênesis tem o mesmo sentido do repousar de Isaías.
O Espírito Santo repousa sobre nós para fazer a mesma coisa que fez lá no começo da criação. Tudo era um caos. Era tudo escuro, confuso. Então, Ele pousou sobre essa confusão, sujeira e desordem. E, pousando ali, transformou tudo. Pôs ordem em tudo. E da morte veio a vida. A criação surgiu dali. Infelizmente, cada um de nós é como esse caos, pois existe um caos dentro de nós. Muitas vezes, nós nem nos entendemos.
Tantas vezes, nossa vida se transforma em uma verdadeira desordem e, por causa disso, nossa cabeça não entende os nossos sentimentos e estes não entendem as coisas da nossa cabeça. Agimos pelos sentimentos e emoções e fazemos coisas erradas. Aí acontece o caos, porque somos criaturas humanas, feitas de barro e ainda não se completou a nossa criação. Por isso a necessidade de clamarmos o Espírito Santo para que repouse sobre nós e coloque ordem em todas as coisas.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova