Guerreiro temível, poderoso guerreiro, valente guerreiro, no hebraico se expressa por uma palavra só: “Guibor”. Deus está querendo fazer de cada um de nós um guerreiro valente, que não tenha medo e enfrente o combate. Na Bíblia de Jerusalém, a tradução dessa palavra é “homem de guerra”. Isso aponta a identidade da pessoa. Quando dizemos cão de caça, não estamos falando de um cão qualquer, trata-se de um cão caçador. Igualmente conosco: o Senhor nos criou para sermos “homens de guerra”.
Mas, infelizmente, o mundo nos fez pessoas frágeis, medrosas, inseguras, quebradiças…. O inimigo de Deus nos trouxe excesso de conforto para nos tornar “moles”. Somos uma geração que não aguenta dor alguma: vivemos recorrendo a analgésicos; assim como não aguentamos uma caminhada longa ou um esforço que exija mais de nós. Mas não fomos feitos para isso; pelo contrário: a nossa natureza é de guerreiros! Pois somos imagem e semelhança de Deus. Se o nosso Deus é “guerreiro”, nós também o somos! Precisamos voltar à nossa origem: fomos feitos para a “guerra”, para a luta, para a vitória, não para sermos “moles”. É para isso que o Senhor está nos treinando.
Por isso, para readquirimos a força e a coragem, que perdemos, Deus quer e precisa nos provar. Precisamos passar pela prova: somente assim, criaremos têmpera para não sermos derrotados. Deus nos prova na vida, no sofrimento, e na dor, para sermos aprovados e assim conquistarmos a vitória.
Não tenha medo da perseguição. Nosso Deus é um “guibor”. Por isso, mesmo se você se sentir fraco ou enfermo diga: eu sou um guerreiro.
Deus o abençoe!
Monsenhor Jonas Abib